Roland Garros

Após campanha histórica, Bia Haddad perde para Swiatek e cai na semifinal

Número 1 do mundo vai decidir o título contra Karolina Muchova

Modelo

Da Redação

08/06/2023 16:21

bia

Bia vai alcançar melhor ranking da carreira após campanha em Paris


Instagram/Roland Garros

Terminou na semifinal a campanha histórica de Bia Haddad Maia em Roland Garros. Nesta quinta-feira, 8, a brasileira não resistiu ao favoritismo da número 1 do mundo Iga Swiatek e foi derrotada por 2 sets a 0 na quadra Philippe Chatrier.


Bicampeã do torneio e grande favorita ao título em 2023, a polonesa teve muito trabalho diante da paulistana, mas levou a melhor com parciais de 6/2 e 7/6 (7) em 2h09 de partida. A líder do ranking vai enfrentar na decisão a tcheca Karolina Muchova, que despachou a número 2 do mundo Aryna Sabalenka na outra semi.


Bia começou o jogo de forma arrasadora e quebrou o saque de Swiatek de zero. No entanto, a polonesa devolveu a quebra logo na sequência e assumiu o controle da partida. Com muita solidez nos golpes e se defendendo de todas as formas, a líder do ranking conseguiu mais duas quebras e fechou em 6/2.


A brasileira voltou mais agressiva para a segunda parcial e abriu 3 a 1 com uma quebra à frente. Iga Swiatek mostrou que não é a número 1 do mundo à toa e buscou a virada em 4/3. A partir daí o jogo ficou tenso e com disputas intensas ponto a ponto. Em um tie-break extremamente equilibrado, a polonesa manteve o foco até o fim e superou Bia por 9 a 7.


Apesar da queda, a paulistana deixa o Grand Slam francês com uma campanha histórica. Ela se tornou a primeira brasileira a disputar uma semifinal de Major na Era Aberta do tênis e encerrou um jejum de 55 anos do tênis feminino do país. A última a chegar tão longe em um torneio desse nível havia sido Maria Esther Bueno no US Open de 1968.


Bia entrou no torneio como número 14 de mundo e vai alcançar o melhor ranking da carreira na próxima atualização, podendo até figurar no top 10. Para isso, ela precisa torcer para Muchova não levar o título em Paris.

MAIS NOTÍCIAS