Roland Garros

Bia Haddad Maia faz história e avança à semifinal de Roland Garros

Desde 2001, com Guga, que um brasileiro não chegava a tal fase de um Grand Slam

Modelo

Da Redação

07/06/2023 08:59

Bia Haddad Maia

Bia bateu a tunisiana Ons Jabeur por 2 sets a 1


Divulgação/FFT/Corinne Dubreuil

Beatriz Haddad Maia continua escrevendo seu nome na história do tênis brasileiro e internacional. A paulistana conseguiu nesta quarta-feira, 7, o maior feito de sua carreira ao se classificar pela primeira vez na carreira para a semifinal de Roland Garros após bater, de virada, a tunisiana Ons Jabeur por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/6(5) e 6/1.


Com o resultado, Bia se tornou a quarta brasileira a chegar à semifinal de um Grand Slam e apenas a segunda mulher a alcançar tal estágio de um Major, entrando para a seleta lista nacional ao lado de Maria Esther Bueno, que conseguiu tal feito 20 vezes, Gustavo Kuerten, com três, e Fernando Meligeni, com uma.


“Quero agradecer a todos que estavam aqui torcendo por mim, especialmente os brasileiros. Acho que em Grand Slams você tem a chance de se recuperar de um jogo para o outro. Nós trabalhamos todo o ano para chegar a este momento. Ela é uma das grandes jogadoras do mundo, então, tenho que agradecer meu time mais uma vez”, disse Bia após a partida.


“Ela é uma pessoa muito bacana. Não é fácil jogar contra ela, tive de ser paciente. Não é fácil manter o ritmo, tive que manter o meu ritmo, focar no meu jogo”, emendou a número 14 do mundo.


O primeiro set começou de forma tensa para a paulistana, que teve seu saque quebrado logo no primeiro game de serviço e viu a tunisiana tomar conta das principais ações do jogo. Sem sustos, Jabeur abriu vantagem na partida com um tranquilo 3/6.


Se a impressão que ficou é de que o confronto seria um passeio da número 7 do ranking da WTA, Bia mais uma vez demonstrou toda a sua força mental, subiu o nível de seu tênis e foi para a briga. Depois da troca de quebras de serviço entre elas, o set acabou indo para o tiebreak, e a brasileira conseguiu impor seu jogo para fechar a segunda parcial.


O passeio aconteceu mesmo foi no terceiro set. Com um jogo sólido, Bia não deu chances à rival e dominou as ações da última parcial, para carimbar sua passagem para a semi com um inquestionável 6 a 1.


Bia agora enfrenta a número 1 do mundo Iga Swiatek, que não deu chances para Coco Gauff e venceu por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/2. A semifinal será realizada já nesta quinta-feira, 8.

MAIS NOTÍCIAS