Olimpíadas

Campeão olímpico Rogério Sampaio será chefe de missão do Brasil em Paris

Diretor-geral do COB vai repetir na capital francesa papel bem-sucedido nos Jogos Pan-Americanos de Santiago

Modelo

Da Redação

28/04/2024 12:43

Rogério Sampaio

“Agradeço a confiança para conduzir o principal projeto do ciclo olímpico”, afirmou Rogério Sampaio


Divulgação/COB/Alexandre Loureiro

Campeão olímpico de judô e diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Rogério Sampaio será o chefe de missão da delegação nacional nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Ele terá a responsabilidade de liderar o contingente de atletas que o COB levará à capital francesa.


Rogério vem de uma experiência bem-sucedida como chefe de missão. Ele foi o comandante da campanha histórica realizada pelo Time Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, com 205 medalhas obtidas no Chile, um acréscimo superior a 30 em relação ao recorde anterior, que vinha da edição Lima-2019.


“Agradeço ao presidente Paulo Wanderley pela confiança para conduzir o principal projeto do ciclo olímpico. Eu já havia participado do Seminário de Chefia de Missão em Paris, no ano passado, e tenho supervisionado todas as iniciativas em relação aos Jogos. Acredito que isso vai contribuir para reforçar o trabalho que a área de Alto Rendimento já tem feito diariamente”, afirmou o ex-judoca.


Para assessorá-lo na reta final de preparação e no dia a dia em Paris-2024, foi designada uma equipe extremamente técnica e já envolvida no processo de organização.


Serão três subchefes para a missão: o diretor de Alto Rendimento, Ney Wilson, a gerente de Planejamento e Desempenho Esportivo, Mariana Mello, e a gerente de Jogos e Operações Internacionais, Joyce Ardies.


“Ocupar esta posição, além de motivo de grande orgulho, demonstra a preocupação do COB com a continuidade do trabalho que já vinha sendo realizado rumo aos Jogos Olímpicos”, afirmou Ney Wilson, que acompanhou Rogério Sampaio no seminário de Chefia de Missão dos Jogos de Paris-2024 no ano passado.


Tanto Mariana Mello quanto Joyce Ardies ocupam funções técnicas e fundamentais para a preparação rumo a Paris-2024. Além disso, ambas têm experiência como chefes de missão em eventos anteriores.

Mariana liderou a delegação nos Jogos Mundiais de Praia de Doha-2019 e, no dia a dia, é a responsável por desenvolver com as confederações o planejamento esportivo dos principais atletas do País e monitorar os desempenhos deles.


“Eu me sinto muito honrada com o convite para ser subchefe da Missão Paris-2024. O desafio é grande, mas temos uma equipe incrivelmente qualificada para obter uma bela campanha em Paris”, acrescentou Mariana.


Joyce exerceu a chefia de missão dos Jogos Sul-Americanos de Praia de Santa Marta-2023 e comanda a área responsável por operar toda a logística e serviços para as delegações brasileiras.


“Eu estou à frente do processo de organização para os Jogos Olímpicos de Paris desde 2019, quando fizemos a primeira incursão para encontrar os locais de treinamento e outros serviços para a delegação. Agora vamos para a entrega final e fico muito orgulhosa com o convite e a possibilidade de atuar em uma campanha que, esperamos, seja histórica”, finalizou Joyce.






*Com Comitê Olímpico do Brasil


MAIS NOTÍCIAS