Fórmula 1

Chefe da McLaren detona Verstappen por batida com Norris na Áustria

Andrea Stella disse que todos sabem quem é o culpado pelo incidente

Modelo

Da Redação

01/07/2024 13:14

Andrea Stella

“Os comissários acharam que Max foi totalmente culpado neste episódio, então não se trata do estilo de correr de um piloto", disse Stella


Divulgação/Site F1.com

Chefe da McLaren, Andrea Stella não poupou críticas a Max Verstappen e à Red Bull por causa do incidente entre o tricampeão e Lando Norris, piloto da equipe de Woking, durante o GP da Áustria de Fórmula 1, disputado neste domingo, 30.


Após várias tentativas de ultrapassagem durante a prova, Norris ficou a menos de dois segundos de distância para o tricampeão depois de um raro erro da Red Bull em um pit stop. Na volta 64, então, o britânico partiu decidido para cima de Verstappen, que não facilitou em nada, forçou Lando para fora da pista e os dois acabaram se chocando na curva 3. Norris foi obrigado a abandonar, mas o holandês trocou o pneu furado e voltou para a pista. Mesmo com os comissários considerando-o culpado pelo incidente e punido em dez segundos, Max ainda terminou a corrida em quinto.


“Toda a população do mundo [sabe] quem é o responsável – exceto um grupo de pessoas”, disse Stella em entrevista à Sky Sports. “Mas o problema por trás disso é que, se você não tratar essas coisas com honestidade, o problema voltará”, acrescentou.


“Eles voltaram hoje [domingo] porque não foram tratados adequadamente no passado, quando houve algumas brigas com Lewis [Hamilton] que precisavam ser punidas de forma mais dura. Assim, você aprende a correr de uma certa maneira, que é justa e honesta”, falou o italiano.


Quando perguntado se estava se referindo ao duelo entre Hamilton e Verstappen no GP de São Paulo de 2021, Stella não apontou especificamente o episódio no Brasil, mas também não deixou de alfinetar a equipe austríaca.


“Há muitos episódios. O fato é que temos tanto respeito pela Red Bull, tanto respeito pelo Max, eles não precisam fazer isso. Essa é uma forma de quase comprometer a sua reputação. Por que você faria isso?", questionou o chefe da McLaren.


“Os comissários acharam que Max foi totalmente culpado neste episódio, então não se trata do estilo de correr de um piloto. Trata-se de correr dentro dos regulamentos. E os regulamentos devem ser aplicados de forma eficaz. Porque quando um carro sai de uma corrida em consequência deste acidente, a punição precisa ser proporcional ao resultado”, cobrou o dirigente.


Em contrapartida à indignação de Stella, Christian Horner, chefe da Red Bull, sugeriu, durante conversa com Verstappen pelo rádio após o fim da prova, que o culpado pelo incidente foi Norris.


“[Lando] não se comportou corretamente lá, Max. Muita falta de sorte, especialmente aqui [corrida na casa da Red Bull], mas você fez o seu melhor”, falou o britânico.

MAIS NOTÍCIAS