Fórmula 1

Flavio Briatore volta à Fórmula 1 como consultor da Alpine

Figura central do Singapuragate, italiano estava fora da categoria desde 2009

Modelo

Da Redação

21/06/2024 12:07

briatore

Alpine informou que Briatore se concentrará predominantemente nas áreas de alto nível da equipe


Divulgação/Site F1.com

Flavio Briatore está de volta à Fórmula 1. Nesta sexta-feira, 21, o ex-chefe de equipe da Renault foi anunciado como novo consultor executivo da Alpine.


O italiano de 74 anos estava fora da maior categoria do automobilismo desde 2009. Ele deixou a categoria após se tornar peça central na manipulação que ficou conhecida como Singapuragate, em 2008. O escândalo envolveu uma batida proposital de Nelsinho Piquet no GP de Singapura para beneficiar o então companheiro de equipe Fernando Alonso. O resultado prejudicou o brasileiro Felipe Massa, que recentemente entrou com um processo contra a FIA e a F1 reivindicando o título de 2008.


"A Alpine pode confirmar que Flavio Briatore foi nomeado pelo CEO do Grupo Renault, Luca de Meo, como seu Conselheiro Executivo para a Divisão de F1", disse a equipe francesa em comunicado oficial.


"Briatore se concentrará predominantemente nas áreas de alto nível da equipe, incluindo a busca de talentos e o fornecimento de insights sobre o mercado de pilotos, desafiando o projeto existente ao avaliar a estrutura atual e aconselhando sobre alguns assuntos estratégicos dentro do esporte", acrescenta o texto.


Briatore chegou a ser banido da F1 por causa da participação no Singapuragate, mas reverteu a punição Tribunal de Grande Instância da França em 2010.


Antes da polêmica, ele liderou equipes como a Benetton e Renault em seus maiores momentos na categoria, com os títulos mundiais de Michael Schumacher em 1994 e 1995 e Fernando Alonso em 2005 e 2006.

MAIS NOTÍCIAS