Natação

Fratus explica decisão de não competir em Paris-2024: "O corpo e a mente mostram sinais"

Medalhista de bronze em Tóquio, nadador sofreu com problemas físicos nos últimos anos

Modelo

Bruno Florenzano

06/05/2024 15:01

Bruno Fratus

Bruno Fratus passou por quatro cirurgias nos últimos 18 meses


Instagram/Bruno Fratus

A natação brasileira terá o desfalque de peso de Bruno Fratus nos Jogos Olímpicos de Paris. Medalhista de bronze em Tóquio-2020, o atleta sofreu com problemas físicos nos últimos anos e anunciou na semana passada que não vai disputar a seletiva olímpica.


Em entrevista ao site do Bandsports, o nadador de 34 anos explicou como foi o processo até tomar a decisão de não competir em Paris-2024 e admitiu que foi uma escolha necessária.


"É uma decisão pesada. Não acontece de um dia para o outro. É um processo que vem acontecendo, o corpo e a cabeça mostrando sinais. Passa por um breve período de negação até que você consiga entender realmente o que está acontecendo e olhar de fora. É uma decisão difícil, que vai contra tudo o que nos foi ensinado de resiliência, sobre superação, que é muito comum no mundo do esporte. Mas ainda assim é uma decisão muito necessária neste momento da minha vida", afirmou Fratus.


Nos últimos 18 meses, o atleta passou por quatro cirurgias que atrapalharam sua regularidade nos treinos e participação em competições e impediram uma melhor preparação para a disputa da quarta Olimpíada consecutiva na carreira. O plano agora é descansar o corpo e focar em outros objetivos.


"Tanto no lado esportivo quanto no lado pessoal os meus planos são de descanso. Deixar o corpo reagir, deixar a cabeça recuperar. Lógico que existem outras frentes que eu quero trabalhar fora d’água, mas sempre envolvido com o esporte. Tem alguns projetos que eu quero debruçar meu tempo e meu esforço agora. Antes, treinando para os Jogos Olímpicos, eu não tinha como fazer", explicou.


A ausência em Paris-2024, no entanto, não significa que Fratus irá abandonar totalmente o evento. Ele vai reforçar a torcida pelos atletas do Time Brasil e mostrou otimismo por bons resultados na capital francesa.


"Gosto bastante [das perspectivas dos atletas brasileiros]. Temos talento novo chegando na natação, temos atletas jovens que estão com muita fome e com muito talento. É um processo de construção que vem a cada Olimpíada incentivando o surgimento de novos talentos e criando competidores de muita qualidade, de muita competência. Há nomes que eu vou estar prestando atenção agora nos Jogos de Paris", finalizou.



Veja trechos da participação de Fratus no programa Maratona:





MAIS NOTÍCIAS