Fórmula 1

OFICIAL: Hamilton vai trocar a Mercedes pela Ferrari em 2025

Transferência bombástica agitou a Fórmula 1 nesta quinta-feira

Modelo

Da Redação

01/02/2024 16:04

hamilton

Hamilton vai substituir Carlos Sainz na Ferrari a partir de 2025


Divulgação/Site F1.com

Agora é oficial: Lewis Hamilton terá casa nova na Fórmula 1 a partir de 2025. Nesta quinta-feira, 1º, a Mercedes confirmou que o heptacampeão mundial deixará a escuderia ao fim de 2024 em uma notícia que chocou o mundo do automobilismo. Minutos depois, a Ferrari confirmou o acerto com o veterano de 39 anos em um contrato de múltiplos anos. Ele vai substituir Carlos Sainz e formará dupla com Charles Leclerc, que renovou contrato com os italianos no mês passado.


Pela manhã, a imprensa internacional já havia informado as negociações avançadas entre Hamilton e Ferrari. O interesse dos italianos no piloto britânico movimentou os bastidores da F1 no ano passado, mas a informação foi negada pelo piloto e por Frederic Vasseur, chefe do time de Maranello e velho conhecido de Hamilton. Ele era o comandante a ART Grand Prix quando o britânico corria na GP2.


Piloto da Mercedes desde 2013, Hamilton renovou contrato em 2023 por mais dois anos. No entanto, o piloto ativou uma cláusula de liberação ao fim de 2024, o que permitiu a assinatura com a Ferrari.


“Em termos de parceria entre piloto e equipe, nosso relacionamento com Lewis se tornou o mais bem-sucedido que o esporte já viu, e isso é algo que podemos olhar para trás com orgulho. Lewis sempre será uma parte importante da história do automobilismo da Mercedes”, declarou Toto Wolff, chefe da escuderia alemã, no comunicado oficial.


“No entanto, sabíamos que a nossa parceria chegaria ao fim naturalmente em algum momento e esse dia chegou. Aceitamos a decisão de Lewis de procurar um novo desafio e é emocionante contemplar as nossas oportunidades para o futuro. Mas, por enquanto, ainda temos uma temporada pela frente e estamos focados em correr para entregar um 2024 forte”, acrescentou o austríaco.


Correr pela escuderia de Maranello era um desejo antigo de Hamilton. Em 2021, o multicampeão revelou que sempre ouvia o apelo dos fãs por um acerto e admitiu que tinha o sonho de vestir o icônico macacão vermelho.


"Vou a Monza e ouço os fãs me pedindo 'venha para a Ferrari'. Isso aquece meu coração, mas é incrível como depois de tantos anos, eu nunca pilotei para a Ferrari. Porque é um sonho para todos, um objetivo a ser atingido", disse Hamilton à época.


A Ferrari será a terceira equipe de Hamilton na Fórmula 1. Ele estreou em 2007 pela McLaren e trocou o time inglês pela Mercedes em 2013. Com a bombástica chegada de Hamilton, a Ferrari voltará a ter um campeão mundial da F1 no cockpit após cinco anos. O último nome de peso a acelerar pela equipe foi Sebastian Vettel. O alemão deixou Maranello em 2020 e tem quatro títulos no currículo com a Red Bull.

MAIS NOTÍCIAS