Fórmula 1

Morre dono da primeira equipe de Senna na F1

Família de Ted Toleman confirmou o falecimento

Modelo

Da Redação

11/04/2024 08:30

Senna Toleman

Ayrton Senna chamou a atenção do mundo da Fórmula 1 com sua performance no GP de Mônaco de 1984


Reprodução

Fundador e proprietário da equipe Toleman de Fórmula 1, Ted Toleman morreu aos 86 anos. Em um comunicado, a família do britânico confirmou seu falecimento na quarta-feira, 10. Ele vinha sofrendo há muitos anos de uma doença que não foi informada por seus parentes e não resistiu a complicações de uma síndrome cardiorrenal.


A Toleman foi a primeira equipe do tricampeão Ayrton Senna na F1. O brasileiro juntou-se ao time em 1984, quando teve uma bela temporada de estreia, conquistando três pódios, sendo um deles o segundo lugar no chuvoso GP de Mônaco daquele ano, que entrou para a história da categoria. Em 1985, Senna se transferiu para a Lotus.


O ano de 1984 também marcou a melhor temporada da Toleman na Fórmula 1, com a escuderia terminando em sétimo no Mundial de Construtores. Entre 1981 e 1985, o time de Ted Toleman disputou 70 Grandes Prêmios, antes de ser comprada pela Benetton. Desde então, ela se chamou Renault, Lotus e atualmente disputa o campeonato como Alpine, marca de automóveis subsidiária da Renault.


Depois que saiu da Fórmula 1, Ted continuou se aventurando por outros esportes, tendo vencido alguns campeonatos como piloto de Powerboat offshore. Ele ainda disputou eventos tradicionais do automobilismo mundial como as 24 Horas de Le Mans e o Rally Dakar.


MAIS NOTÍCIAS