Pisando Fundo

Sainz e Mercedes é algo tão óbvio assim para 2025?

Espanhol continua sem equipe para o ano que vem

Modelo

Daniel Balsa

18/04/2024 14:19

Carlos Sainz

Carlos Sainz faz sua última temporada como piloto da Ferrari


X/Ferrari

Uma grande peça se moveu no tabuleiro da Fórmula 1 para 2025. Depois de Lewis Hamilton anunciar ainda no início desse ano que correrá na Ferrari a partir da próxima temporada, os olhares estão adiante. Agora, sabemos que Fernando Alonso continuará na Aston Martin pelos próximos campeonatos.


Mesmo aos 42 anos, o bicampeão mundial tem guiado muito e vem de um quarto lugar no campeonato, um feito e tanto para a Aston Martin, que, por mais que tenha começado 2023 muito bem, terminou esfarelando ao longo do ano, sendo superada por Red Bull, Ferrari, Mercedes e McLaren, sendo que essas três últimas estiveram consideravelmente atrás no começo daquela temporada.


Quando paro e analiso o mercado de pilotos para 2025, vejo duas pontas soltas, mas que deveriam se unir: a vaga na Mercedes e Carlos Sainz. Confesso não ter essa comoção toda pelo espanhol, mas é o único cara que conseguiu bater a Red Bull de 2023 para cá e teve exibição destacada nas duas vitórias conquistas, em Singapura 2023 e Austrália 2024.


É um movimento que parece óbvio, mas existem alguns poréns na mesa. De acordo com o jornal alemão Bild, Toto Wolff, chefe da Mercedes, não considera o espanhol para a próxima temporada, mas pode ser algo que mude. Até então, nessa lista, tinha Alonso.


O número 1 é Max Verstappen, mas essa movimentação depende de como ficará a briga pelo poder na Red Bull. Particularmente, ainda que o caos aumente consideravelmente por lá, acredito que o holandês continue no próximo ano, aproveitando do atual regulamento e a larga vantagem que eles possuem.


Sem Sainz, a lista da Mercedes vai ficar entre Sebastian Vettel, Andrea Kimi Antonelli e outros pilotos da academia, como Frederik Vesti. Desses aí, a resposta à altura da perda de Hamilton seria contratar Vettel, pois os demais são apostas.


Entretanto, tem o lado de Sainz. Será que o espanhol toparia uma aventura de um ano de contrato, de repente? Pelo o que se fala, ele é a opção número 1 da Audi a partir de 2026. Será mesmo que já não existem conversas para que esse vínculo comece antes?


Nisso, vem outra pergunta, que não deve ser desconsidera. E se Wolff consegue tirar Verstappen da Red Bull? Sainz se recusaria a oportunidade de ir ao melhor carro, nem que seja por um ano, pensando em um projeto mais amplo?


As duas pontas soltas, por mais que sejam óbvias aqui do lado de fora, tem alguns poréns a serem resolvidos.





*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Bandsports.


MAIS NOTÍCIAS