Papo com Tironi

Tratem melhor o Campeonato Brasileiro

CBF vira as costas para problemas que atrapalham a competição

Modelo

Eduardo Tironi

19/04/2024 11:12

brasileirão polêmicas

Polêmicas de arbitragem marcaram o início do Brasileirão


Reprodução

Encerrada a segunda rodada do Campeonato Brasileiro já dá para lamentar mais uma vez a forma desprezível que a CBF encara seu principal produto. Não estou falando nem da premiação comparada à da Copa do Brasil, mas de todo o resto, considerando o que é esta verdadeira joia.


Porque vejamos: em duas rodadas (19 jogos, porque Cuiabá x Vitória não aconteceu), vimos uma única goleada. Ou seja, os times largam preparados, mesmo os mais fracos vendem caro suas derrotas. O time que goleou na primeira rodada perdeu o segundo jogo, o que dá um indicativo interessante de equilíbrio.


Mas teve mais: um time que subiu este ano da segunda divisão é o terceiro colocado (o Juventude) e ainda invicto no campeonato. Apenas dois times ainda não perderam pontos. Dois gigantes, é verdade, um deles favorito ao título. Mas mesmo este (o Flamengo) teve enormes dificuldades, sobretudo no primeiro jogo contra um outro rival vindo da segunda divisão.


Outro favorito, o Palmeiras, perdeu em casa para um novo candidato ao título, o Internacional. O gigante São Paulo ainda não pontuou. O Galo, que investe muito dinheiro no futebol, empatou em casa com mais um que veio da Série B, o Criciúma.


O perde e ganha no Brasileiro começou frenético. Mas a CBF vira as costas para gramados ruins, não está nem aí para o estrago que a Seleção Brasileira faz nos times quando as datas Fifa não são respeitadas, árbitros fraquíssimos são colocados para apitar confrontos gigantes.


Negociações seguem para a venda dos direitos de transmissão do Brasileiro. Em uma ou outra liga que vem sendo criada, valores astronômicos são prometidos, o que dá a medida do valor da competição. Mas o papo é apenas sobre dinheiro.. Falta o essencial: tratar o campeonato mais legal da temporada com a reverência que ele merece.


*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Bandsports.

MAIS NOTÍCIAS