O esquiador brasileiro Cristian Ribera abriu a temporada paralímpica de esportes na neve com duas medalhas de ouro na Copa Continetal, em Beitostolen, na Noruega. Ribera venceu a prova de distância (5 quilômetros) neste sábado, 22, um dia após ter conquistado o ouro na prova de sprint/velocidade (800 metros).
Em março, o rondoniense de Cerejeiras já havia se destacado como campeão da temporada 2024/2025. No mesmo mês, ele foi ouro no sprint da etapa do circuito mundial, em Trondheim, também na Noruega.
Neste sábado, Ribera cruzou a linha de chegada em primeiro na prova dos 5km da classe LW11 (para atletas que competem sentados e usam bastões), com o tempo de 11min41s1. Em segundo lugar ficou o italiano Giuseppe Romele (12min10s2) e em terceiro o ucraniano Vasyl Kravchuk (12min42s5).
Na prova de sprint (800m), Ribera já havia cravado o melhor tempo tanto na qualificatória quanto na semi, antes de levar o ouro na final. A prata e o bronze ficaram com o ucraniano Kravchuk e o italiano Romele, respectivamente.
Cristian só voltará ao circuito mundial na etapa de Finstrerau, na Alemanha, entre 14 e 18 de janeiro. Antes do fim da atual temporada, estão previstas duas competições com participação de brasileiros: a etapa continental de Canmore, no Canadá, na próxima quarta-feira, 26, e quinta, 27, e a abertura da Copa do Mundo de esqui cross-country, em dezembro. O País terá como representantes os atletas Aline Rocha, Wesley Santos e Altair Marangne.
*Com Agência Brasil






