O esquiador rondoniense Cristian Ribera conquistou o título geral da temporada 2024/2025 da Copa do Mundo de esqui cross-country. O resultado foi confirmado após as duas vitórias do atleta na etapa disputada em Steinkjer, na Noruega, de sexta-feira, 28, até este domingo, 2.
O primeiro ouro veio na sexta, quando Cristian venceu a prova de 10Km. Já no sábado o rondoniense venceu o sprint. Ele ainda estava inscrito para a prova de 5km neste domingo, mas a disputa foi cancelada em função de más condições climáticas.
Ao longo da temporada, Cristian Ribera conquistou medalhas em todas as provas de que participou em etapas de Copa do Mundo de esqui Cross-Country. Foram seis medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze.
“Estou muito feliz, muito orgulhoso, sempre foi um sonho alcançar isso. Quero agradecer muito a quem faz parte deste trabalho de dez anos. Estou muito contente de trazer mais esta conquista para o Brasil. A temporada foi muito boa, tive tempo de me recuperar de uma lesão no ombro e estava em boa forma desde as primeiras corridas”, comemorou Cristian.
“O Cristian fez uma temporada incrível, subindo ao pódio em todas as provas da competição. Uma performance realmente extraordinária, que mostra a excelente forma que ele está e o excelente trabalho que toda a equipe técnica vem realizando para ele poder performar nesse nível. Desde o planejamento dos treinos à seleção e preparação dos esquis para a competições, passando pelo trabalho da fisioterapia e psicologia”, disse Leandro Ribela, coordenador da equipe brasileira de esqui cross-country paralímpico.
Após sua participação na Copa do Mundo, Cristian disputará a prova de sprint no Mundial da modalidade, entre os próximos dias 4 e 5, em Trondheim, também na Noruega.
O atleta nasceu com artrogripose – doença congênita das articulações das extremidades. Ele também compete no atletismo, nas provas de velocidade para a classe T54 (cadeirantes). Nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023, Cristian conquistou medalhas de prata nos 100m, 400m e 1500m e de bronze, nos 800m.
Time São Paulo
Cristian é integrante do Time São Paulo, parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.
*Com Comitê Paralímpico Brasileiro e Confederação Brasileira de Desportos na Neve