O Japão derrotou o Brasil por 3 a 2 na manhã desta terça, 14, e alcançou um feito histórico. No Estádio de Tóquio, os donos da casa não se abalaram com a vantagem de 2 a 0 dos brasileiros no primeiro tempo e conseguiram a virada na etapa final, conquistando a primeira vitória em duelos entre as duas seleções.
Além do resultado vitorioso, os japoneses quebraram uma escrita de 26 anos sem que uma asiática vencesse a Seleção Brasileira. O último triunfo aconteceu em 1999, quando a Coreia do Sul derrotou o Brasil por 2 a 1, também em um amistoso.
Ao contrário da primeira partida desta Data Fifa, contra os sul-coreanos, a Seleção Brasileira demonstrou um pouco de dificuldade de domínio de jogo e levou pouco perigo ao gol de Zion Suzuki no início. Em contrapartida, o Japão se mostrou bem defensivamente e buscou atuar pelo lado direito do ataque, dificultando a defesa brasileira.
Mas, aos 25 minutos do primeiro tempo, o lateral-direito Paulo Henrique recebeu um lindo passe de Lucas Paquetá dentro da área e só precisou empurrar para o gol para abrir o placar em Tóquio. Seis minutos mais tarde, o time brasileiro teve novamente uma oportunidade com Paquetá, que achou Gabriel Martinelli dentro da área e o atacante ampliou o placar.
Apesar da desvantagem, o Japão não se abateu e voltou para a segunda etapa pressionando o Brasil, sendo mais eficiente no ataque. Aos 6 minutos, Takumi Minamino aproveitou erro de Fabrício Bruno e finalizou no ângulo do goleiro Hugo Souza, diminuindo a diferença no marcador. Com dificuldade na defesa, a seleção cedeu espaço para os anfitriões, que aproveitaram e buscaram o empate com Keito Nakamura, aos 16, após o segundo erro de saída de bola do zagueiro brasileiro.
A virada veio aos 25 minutos com o atacante Ayase Ueda, que cabeceou em uma cobrança de escanteio cobrada por Hiroki Ito e deu a vitória à equipe japonesa.
Sem reação, o Brasil encerrou a partida com a primeira derrota da história para o Japão e agora soma 11 vitórias, dois empates e uma derrota em 15 encontros com os japoneses.






