Falta pouco para a tão aguardada estreia de Gabriel Bortoleto na Fórmula 1. Ciente do enorme desafio que tem pela frente, o jovem talento brasileiro já traçou suas metas para a primeira temporada no maior campeonato do automobilismo mundial: focar na evolução constante, tanto do carro quanto de si mesmo.
“Obviamente, é a minha temporada de estreia, e há tanto desenvolvimento acontecendo na Fórmula 1, tanto no inverno quanto ao longo da temporada”, disse Bortoleto em entrevista ao portal GrandPrix247. “Nunca se sabe realmente quão bons os outros times serão, então é difícil estabelecer um resultado específico como meta.”
“Vou dar o meu melhor para evoluir tanto o carro quanto a mim mesmo. Trabalho muito para alcançar os objetivos e tudo o que quero conquistar. Dou tudo o que tenho, porque correr é minha vida. Honestamente, é tudo o que penso, nunca há realmente uma pausa. Mesmo nas férias, meu foco ainda está nas corridas e em melhorar minha pilotagem”, garantiu o novo piloto da Sauber.
Sonhar em disputar as primeiras posições é natural, mas ele mantém os pés no chão, reconhecendo que esse cenário ainda está distante. “Claro, adoraria estar lutando com os caras na frente, mas sabemos o quão difícil é ganhar corridas ou alcançar pódios. Agora, provavelmente, isso não é uma expectativa realista”, comentou.
Bortoleto chegou à F1 embalado pelos títulos da Fórmula 3 e da Fórmula 2 como calouro. Agora, ele espera colocar toda a sua dedicação em prática para se adaptar o mais rápido possível à nova fase da carreira.
“Eu diria que sou uma pessoa muito dedicada, sempre forçando para fazer mais. Mas, ao mesmo tempo, não sou complicado. Sou simples. Só tento fazer o meu melhor todo dia. Apenas entro no carro e tento me adaptar ao mundo da Fórmula 1, fazendo o melhor que posso”, afirmou.
“Na F2 e F3, me concentrei em aprender o máximo possível sobre o carro, novas técnicas e qualquer coisa que pudesse me ajudar na F1. Mas minha mentalidade sempre foi focada no presente. Quando estava na F3, meu único foco era a F3. Depois, na F2, era tudo sobre a F2. Acredito que, se começar a pensar muito à frente, perde-se o foco no que se está fazendo. Ao longo dos anos, a preparação se tornou algo que veio naturalmente. Agora, veremos durante a temporada se todo esse trabalho dará resultado”, finalizou.
O GP da Austrália, no domingo, 16, abre a temporada 2025 da Fórmula 1, e o BandSports faz a cobertura completa das atividades para a primeira prova do ano a partir do dia 14.