Diego Pituca não é mais jogador do Santos. O meia rescindiu seu contrato, que iria até o final de 2027, e abriu mão de receber 5 milhões de dólares (cerca de R$ 27 milhões) do time paulista. Sem espaço no elenco principal, o atleta decidiu deixar o clube de forma amigável.
Na atual temporada, o meia somou 23 partidas, sendo 13 como titular, com um gol e uma assistência. Pituca perdeu espaço no time em um momento de atuações irregulares e chegadas de nomes como Benjamín Rollheiser e Zé Rafael. Além disso, o jovem Gabriel Bontempo, da base, começou a se destacar.
Com isso, o jogador se encontra disponível para assinar com outro clube. De acordo com a apuração da TNT Sports e Gazeta Esportiva, Diego manteve conversas com o V-Varen Nagasaki, do Japão, para atuar na segunda divisão do futebol oriental.
Esta foi a segunda passagem do meio campista no Santos, sendo a primeira no período de 2017 a 2021, com 151 jogos e oito gols. Ele retornou ao Peixe no início da temporada de 2024, quando se tornou mais um reforço para o elenco na Série B do Campeonato Brasileiro. Com a camisa do alvinegro praiano, ele foi capitão no título da segunda divisão e vice-campeão no Campeonato Paulista, com 71 participações oficiais e seis gols.






