Novak Djokovic foi mais um nome de peso do esporte mundial a reagir ao anúncio da aposentadoria de Rafael Nadal. Um dos maiores rivais do espanhol em quadra, o sérvio demonstrou todo o seu respeito ao adversário e exaltou o legado que o Rei do Saibro deixará para o tênis.
“Rafa, um post não é suficiente para expressar o respeito que tenho por você e o que você fez pelo nosso esporte. Você inspirou milhões de crianças a começar a jogar tênis e acho que essa é provavelmente a maior conquista que alguém pode desejar. Sua tenacidade, dedicação e espírito de luta serão ensinados por décadas. Seu legado viverá para sempre”, escreveu Djoko nas redes sociais.
O duelo entre Djokovic e Nadal é o que mais se repetiu na história do tênis. Foram 60 confrontos ao todo, com 31 triunfos de Djoko e 29 do espanhol. O sérvio agradeceu Rafa por “levá-lo ao limite” e disse que a rivalidade entre eles foi a que mais o marcou.
“Só você sabe o que teve que suportar para se tornar um ícone do tênis e do esporte em geral. Obrigado por me levar ao limite tantas vezes em nossa rivalidade que mais me impactou como jogador. Sua paixão por representar a Espanha sempre foi notável. Desejo a você a melhor despedida possível em Málaga com a equipe da Copa Davis da Espanha. Estarei lá pessoalmente para prestar homenagem à sua carreira estelar”, acrescentou.
Djokovic e Nadal formaram o chamado Big 3 ao lado de Roger Federer. O trio mudou a história da modalidade e marcou época com inúmeros recordes e títulos em duas décadas de domínio no circuito profissional. Somados, eles possuem 66 títulos de Grand Slams: 24 de Djokovic, 22 de Nadal e 20 de Federer.