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Do box para trás: o que não te falaram sobre a vida de um piloto

Nicolas GiaffoneporNicolas Giaffone
junho 5, 2025
in Além do Cockpit, SUPER DESTAQUE
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Do box para trás: o que não te falaram sobre a vida de um piloto

Acredito que hoje em dia muito se fala do glamour, do dinheiro, dos relógios, dos carros, das namoradas e da tão sonhada vida de um piloto, principalmente daqueles que chegam ao topo. Mas pouco se fala da trajetória até esse ponto e da rotina de segunda a segunda dos corredores, que muitas vezes acaba sendo solitária e sem descanso mental ou físico. Aprendendo com figuras muito maiores do que jamais serei, pude entender o quanto o glamour não se sustenta, o quanto as fotos mentem, o quanto o ego destrói carreiras, o quão importante é baixar a cabeça no sucesso e o que acontece do box para trás quando as câmeras param de filmar.

Os medos, as angústias e as inseguranças de um piloto que vive no exterior
Mudar-se para competir em outro país traz uma avalanche de dúvidas que vão muito além de apenas acelerar em pistas diferentes. Há a barreira do idioma, que pode virar um obstáculo nos boxes. Mesmo quando se fala inglês, detalhes técnicos podem ser mal interpretados e gerar insegurança sobre o ajuste correto do carro. A solidão surge de forma sutil: a saudade da família, dos amigos e de uma vida de adolescente não desaparece com FaceTime, e a falta de uma rede de apoio presencial faz com que cada pequena frustração cresça de forma exponencial. Conforme chegam as cobranças e os olhares de equipes acostumadas a resultados imediatos, a sensação de “estar sozinho no mundo” pode se tornar sufocante. Entre treinos, viagens e noites em um quarto de hotel, o piloto precisa driblar angústias que muitos nunca imaginariam existir, inseguranças que nenhum adolescente está preparado para enfrentar tão cedo. Uma sensação de incompreensão e distância dos outros passa a dominar; a necessidade de se provar em pouco tempo e a cobrança de se adaptar a diferentes tipos de pista o mais rápido possível tornam-se inseguranças instaladas no dia a dia. Essas inseguranças podem servir como combustível para a performance, mas também para a autodestruição. É preciso crescer rápido, cuidar de si mesmo e deixar para trás uma vida que muitos entendem como “normal”. Para ter sucesso e ser realmente dominante, uma vida balanceada vira um mito distante, e a adolescência comum, um conto de fadas.

A busca incansável por performance e a incapacidade de descansar
No automobilismo, cada segundo importa. Essa obsessão por performance faz com que o descanso se torne quase inacessível pelo medo de ser superado. Às vezes, a rotina do dia a dia faz os momentos dentro do carro parecerem terapia, porque, quando o motor liga e você engata a primeira marcha, deixa de lado os pensamentos intrusivos. Depois de deixar o carro no box, o ritmo frenético continua: nutricionista, academia, fisioterapeuta, reuniões com engenheiros e compromissos de mídia, principalmente nas categorias de ponta, exigem atenção imediata. A ideia de “voltar ao motorhome para relaxar” muitas vezes se perde entre as obrigações e na busca por um décimo de segundo. Mesmo quando há um dia de folga, pensar em descansar pode gerar culpa, como se uma hora a mais de sono já fosse sinônimo de perder vantagem para um concorrente. Insônia passa a ser parte da rotina, assim como dores musculares que se arrastam em função de treinos intensos. A mente permanece agitada: replay mental de voltas, erros cometidos em corridas, ultrapassagens que não saíram como planejado e dados de telemetria inundam o pensamento. A incapacidade de desacelerar não é apenas física, mas psicológica, pois a pressão — interna e externa — nunca cessa. Seja primeiro em uma sessão ou último, a pressão está sempre lá. Por motivos diferentes, mas ela está presente do mesmo jeito.

O desafio financeiro de se manter vivo no mundo do automobilismo
Competir em qualquer categoria profissional exige recursos elevados, principalmente na escada até o topo: pagamento para ter um assento, testes extras, equipe técnica, seguro, logística e marketing pessoal. Hoje em dia, na Europa, se você pensa em seguir carreira e quer chegar até a Fórmula 2, tenha certeza de que será necessário investir 10 milhões de euros no piloto (mais de R$ 64 milhões) — sim, essa é a conta. A incerteza de saber se você vai conseguir competir no ano seguinte por causa do lado financeiro gera uma ansiedade constante: cada curva, cada troca, cada volta contam para a sobrevivência do projeto. Muitas vezes, o piloto precisa arcar com acompanhamento psicológico para se manter bem mentalmente e conseguir performar sob a pressão não só das equipes, mas também por saber do investimento que está sendo feito nele. Viagens, hospedagem e transporte elevam ainda mais os custos, e a conta final ultrapassa os 10 milhões de euros porque ali não estavam incluídos esses extras. Quando o investimento fica curto, não é raro ver pilotos cogitando abandonar a carreira antes mesmo de completar uma temporada. Esse dilema entre investir no próximo ano ou pagar despesas básicas reflete o sacrifício real por trás de cada bandeirada.

Como pilotos se reinventam quando os caminhos não seguem como planejado
Nem todo roteiro no automobilismo é linear. Falta de recurso, acidentes, resultados aquém das expectativas ou até mudanças bruscas no calendário podem forçar uma readequação de rota. E é nesses momentos que a paixão é testada. Você tem paixão pelo automobilismo ou é guiado pelo ego e pela glória emocional que ele traz? A resposta para essa pergunta muda o rumo de diferentes carreiras. Muitos pilotos migram de categorias de fórmula para campeonatos de turismo ou provas de endurance, em que a dinâmica de prova é diferente. Essa transição exige primeiro humildade, depois reeducação técnica: aprender a dosar a velocidade, entender características de diferentes carros, assim como conceitos de reabastecimento, troca de pilotos e, principalmente, adaptar o estilo de pilotagem a máquinas mais pesadas e menos aerodinâmicas. Há quem opte por tornar-se instrutor em escolas de pilotagem ou coach de jovens talentos, transformando experiência em fonte de renda e legado de conhecimento. Para alguns, a saída está na comunicação: produzir conteúdo de bastidor, ministrar palestras motivacionais ou entrar no universo do jornalismo especializado. Existem situações em que a reinvenção pode significar uma virada completa, deixando os circuitos para atuar na gestão de equipes ou em áreas corporativas ligadas ao esporte a motor. Essa capacidade de recomeçar, muitas vezes sem aviso prévio, é o que separa quem sobrevive às turbulências da carreira de quem desiste ao primeiro sinal de apertar os cintos. O automobilismo não é sobre vencer sempre, e, sim, sobre se manter vivo dentro dele.

A busca por propósito e a conexão com a paixão
Apesar dos medos, das noites mal dormidas e da incerteza, existe um ponto que sustenta tudo: a paixão. É ela que faz um piloto acordar antes do sol nascer para treinar, que o faz encarar longas viagens, a distância dos familiares e da vida cotidiana. Mesmo quando as coisas vão mal, você lembra da emoção que está dentro daquele carro e isso faz você continuar lutando. Encontrar propósito nesse cenário turbulento significa lembrar, a cada curva, por que se escolheu esse caminho: a busca pela superação, o desafio de ultrapassar limites pessoais e a emoção única de uma vitória. A conexão com a paixão é o combustível que mantém acesa a chama da resiliência, permitindo que, mesmo nos momentos mais críticos, o piloto renove a esperança de que, na próxima corrida, poderá reescrever sua história. No automobilismo, quanto mais você sobe, mais dura é a queda. A única certeza que temos é que alguma hora você cai, porque ninguém ganha todas as corridas. A queda você já tem, o que te impede de tentar subir o mais alto possível, então? Automobilismo é isso: um dia no céu e outro no inferno. Mas é isso que faz você se sentir vivo e continuar lutando.

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