O técnico Dorival Jr disse que a Seleção Brasileira está “encontrando um caminho” e “em processo de evolução”. Ele concedeu entrevista na tarde de sexta-feira, 1º, na sede da CBF, no Rio, após divulgar a lista dos 23 convocados para os jogos contra Venezuela, dia 14, como visitante, e Uruguai, dia 19, em Salvador, ambos pelas Eliminatórias do Mundial de 2026.
“Acredito que estamos num processo de evolução, ainda não é o ideal. Vamos oscilar mais um pouco até encontrar regularidade. Mas estamos encontrando um caminho, espero que aconteça isso nos próximos jogos para que tenhamos uma melhor condição no ano que vem”, declarou Dorival.
Ele reconheceu as dificuldades da Seleção meses atrás nas Eliminatórias. Acredita, agora, que a equipe conseguiu um rumo.
“Depois de apanharmos um pouco no início, estamos com mudanças no trabalho para encontrar caminhos mais rápidos. Espero aproveitar esse período (além dos jogos, os treinos em Belém, antes da viagem para a Venezuela, e, depois, em Salvador) para a equipe ter uma evolução. O trabalho requer cuidado porque ele oscila. Queremos criar uma resiliência forte para a gente encontrar um caminho mais tranquilo”, prosseguiu.
“Não olho muito para resultados iniciais, se Deus quiser, a gente vai conseguir resultados para nos aproximarmos do líder. A confiança está na repetição de um grupo maior e na chegada de um ou outro jogador que ocupe um lugar aberto.”
O técnico voltou a enaltecer o papel da torcida nessa retomada da Seleção Brasileira visando à Copa do Mundo de 2026.
“Onde temos passado, percebemos a comoção, a participação do torcedor, isso é muito importante. É uma conquista, que vamos alimentando, a identificação do torcedor. O fato que aconteceu com o Vini (manifestações de apoio ao jogador por não ter ganho a Bola de Ouro 2024) mostra que quando estamos unidos, estamos fortalecidos. Encontramos caminhos para solução de problemas, nosso país sempre foi assim. Espero sempre atitudes como essa, em que nos doamos pelo próximo.”
*Com Confederação Brasileira de Futebol