A Aston Martin foi a primeira equipe da Fórmula 1 a estrear os protótipos dos novos pneus de 2026. Piloto reserva da equipe, o brasileiro Felipe Drugovich acelerou o carro de 2023 no circuito da Catalunha na terça-feira, 17, e completou 670 quilômetros no primeiro dia de testes. As atividades continuam nesta quarta-feira, 18.
Embora o tamanho das rodas de 18 polegadas visto na geração atual de carros permaneça o mesmo, a largura e o diâmetro externo dos pneus serão reduzidos em 25 milímetros nos eixos dianteiros e 30 milímetros nos traseiros.
As mudanças nas configurações aerodinâmicas dos novos carros farão com que as cargas exercidas sobre os pneus sejam diferentes, o que significa que os testes em pista – onde as condições são reproduzidas o mais próximo possível daquelas esperadas em 2026 – são importantes.
Após os estágios iniciais de design, simulação e trabalho de teste dos pneus pela Pirelli, um programa de desenvolvimento será realizado em colaboração com as equipes, onde os participantes usarão um carro modificado.