O bicampeão mundial Fernando Alonso elegeu Gabriel Bortoleto como o maior talento da nova geração do automobilismo. Ao comentar sobre a preparação e desempenho do brasileiro nas primeiras etapas da Fórmula 1, o espanhol destacou o potencial do jovem piloto, mesmo após um abandono precoce devido a uma colisão na Austrália, também citou Oliver Bearman, da Haas, como os grandes destaques entre os novos talentos promovidos em 2025.
“Muito impressionante, muito bom, mas sem surpresas, ele é o melhor da nova geração, junto com Ollie Bearman. Ele está bem preparado. Ele trabalhou muito duro durante todo o inverno, e acho que Melbourne não é a pista mais fácil para estrear. A corrida, especialmente, foi supercomplicada para todos, então foi um teste difícil, mas foi muito impressionante – o primeiro de muitos”, destacou o espanhol.
Feliz com a promoção de Bortoleto à F1 e seus títulos na F2 e F3, Alonso compartilhou um pouco de sua relação com seu agenciado. Segundo o bicampeão, ele oferece conselhos sobre os circuitos, dicas de preparação, estratégias de marketing e até formas de economizar energia durante os finais de semana de corrida. Além disso, Alonso ressaltou que a primeira temporada de Bortoleto na Sauber não será voltada para vitórias, mas sim para aprendizado e evolução na categoria.
“É ótimo ver a carreira de Gabriel até agora. Para nós da A14 [empresa de gestão de Alonso], nos sentimos extremamente orgulhosos do relacionamento. Este ano será o primeiro ano em que ele não vencerá, então talvez tenhamos que aceitar isso. Mas é parte de sua curva de aprendizado”, disse o piloto da Aston Martin.
“Para mim, é um pouco diferente. Todos os conselhos e insights que dei a ele nos últimos dois anos – é um pouco estranho agora porque estou dando a ele o mesmo, tentando ajudá-lo o máximo que posso com experiência em circuitos, preparação, como abordar fins de semana de corrida, atividades de marketing, a maneira de gastar energia, economizar energia”, finalizou.