O treinador Ramon Menezes vibrou com a conquista do Sul-Americano Sub-20 no domingo, 16, com a vitória por 3 a 0 sobre o Chile. Bicampeão como técnico em 2023 e 2025 e campeão como jogador em 1991, o treinador expressou sua gratidão aos atletas e reforçou que este era o campeonato da vida de todos.
“Para chegar a esse momento, tendo a felicidade de levantar um título tão importante como este, depende de vários departamentos. Um agradecimento e uma gratidão a esses atletas, porque essa geração vai ficar marcada, é uma geração muito especial. Eu disse para eles desde o começo que era a competição das nossas vidas. Para todos nós, foi o maior desafio vestindo a camisa da Seleção Brasileira”, disse Ramon.
No hexagonal final da competição, a Seleção Brasileira obteve 13 de 15 pontos possíveis, derrotando Uruguai e Colômbia por 1 a 0, o Paraguai por 3 a 1, além do empate com a Argentina por 1 a 1. Diante da qualidade das equipes adversárias, Ramon destacou que o grupo de atletas nunca deixou de acreditar no título.
“Uma palavra mágica aqui dentro foi acreditar, e nós acreditamos sempre. Quando a gente está vestindo a camisa da Seleção Brasileira, a gente tem que entregar a alma aqui dentro. E veio um hexagonal como nós fizemos”, falou o treinador.
Antes do título, a seleção já havia assegurado a vaga para a Copa do Mundo Sub-20, que será realizada no Chile de 27 de setembro a 19 de outubro. Vice-campeão do torneio em 1991, o técnico afirma que o momento é de comemorar o título do Sul-Americano da categoria, mas que já almeja levantar a taça do Mundial.
“Agora é comemorar, mas já começo a pensar na Copa, porque tenho um sonho aqui de ser campeão mundial. Em todas as minhas preparações, sempre digo ‘onde está escrito que nós não podemos ser campeões sul-americanos, mundiais e pan-americanos?’”, encerrou Ramon.
*Com Confederação Brasileira de Futebol