A seleção da Inglaterra anunciou nesta quarta-feira, 16, a contratação do técnico Thomas Tuchel. O alemão com passagens por Bayern, Chelsea e PSG chega para assumir a vaga de Gareth Southgate, que pediu demissão em julho deste ano após a Eurocopa.
“Estou muito orgulhoso de ter recebido a honra de liderar a seleção da Inglaterra”, disse Tuchel no comunicado divulgado pela FA. “Há muito tempo sinto uma conexão pessoal com o futebol deste país, e isso já me deu alguns momentos incríveis. Ter a oportunidade de representar a Inglaterra é um grande privilégio, e a oportunidade de trabalhar com esse grupo especial e talentoso de jogadores é muito emocionante”.
O novo comandante chega com a ingrata missão de tirar o English Team de um longo jejum. A última conquista importante da Inglaterra foi a Copa do Mundo de 1966. A seleção bateu na trave nas duas últimas edições Eurocopa, amargando o vice-campeonato em 2021 e 2024.
Tuchel começou a carreira de técnico no Mainz 05 e depois teve passagens por Borussia Dortmund e Paris Saint-Germain. Sua maior conquista veio na sequência, no comando do Chelsea, com o título da temporada 2020/2021 Liga dos Campeões da Europa na decisão contra o Manchester City. Ele também levou o time inglês à conquista do Mundial de Clubes diante do Palmeiras.
O trabalho mais recente de Tuchel foi no Bayern de Munique. Apesar do título da Bundesliga em 2022/2023, o técnico sofreu muitas críticas pelo fraco rendimento na temporada seguinte e deixou o clube em julho deste ano.