Em busca de um calendário mais “racional”, a Fórmula 1 anunciou que o GP do Canadá mudará de data a partir de 2026. A prova em Montreal passará a ser disputada no terceiro ou quarto fim de semana de maio, deixando de ser realizada em meados de junho, como acontece atualmente.
De acordo com a F1, a mudança é o resultado de discussões realizadas entre o Octane Racing Group, promotor do evento, assim como o governo canadense, o governo de Quebec, a cidade de Montreal e outras partes interessadas com o objetivo de tornar a categoria cada vez mais sustentável.
“Essa decisão permitirá que a fase europeia da temporada seja agrupada em um período consecutivo durante os meses de verão europeus e deverá eliminar uma travessia transatlântica adicional para a comunidade da Fórmula 1 a cada ano, resultando em uma redução significativa das emissões de carbono”, disse o comunicado oficial.
A expectativa é de que o GP do Canadá seja disputado logo após o GP de Miami, antes do início da temporada europeia. Em 2024, a F1 deixou Miami e correu em Ímola e Mônaco antes de voltar à América do Norte para a prova canadense.
A tentativa da F1 de melhorar a logística do calendário já começou neste ano com as mudança dos GPs do Japão, do Azerbaijão e do Catar. A prova em Suzuka foi transferida para abril para se alinhar às corridas na região da Ásia-Pacífico, assim como a corrida em Baku passou para outono, quando o campeonato se volta para o leste, em Cingapura. Já o GP do Catar mudou de data para ficar mais de perto de Abu Dhabi no final da temporada.