Em celebração aos seus 75 anos, completados nesta terça-feira, 13, a Fórmula 1 surpreendeu os fãs com um presente histórico e divulgou imagens inéditas e coloridas do primeiro Grande Prêmio da história da categoria, realizado em 1950, na Grã-Bretanha.
As imagens foram restauradas e ganharam cores com auxílio da inteligência artificial e técnicas de pintura manual. A corrida inaugural no circuito de Silverstone contou com 24 pilotos e foi realizada diante de um público estimado em 120 mil pessoas. Entre os presentes estavam convidados ilustres, incluindo a realeza britânica, representada pelo Rei George VI, a Rainha Elizabeth e a Princesa Margaret.
Presidente e CEO da F1, Stefano Domenicalli celebrou a data e destacou o privilégio de reviver a prova que marcou o início da categoria máxima do automobilismo mundial.
“Há exatos 75 anos, nosso esporte rugiu para a vida, e somos privilegiados de continuar esse incrível legado de bravos pilotos que correram pelo troféu neste dia em 1950. É fantástico ver essa imagem ganhar vida em cores, e uma forma incrível de marcar esse momento histórico”, disse o dirigente italiano.
Giuseppe “Nino” Farina largou na pole position pela Alfa Romeo, à frente de Luigi Fagioli e Juan Manuel Fangio. Farina chegou a perder a liderança para Fangio, mas conquistou a vitória após o argentino abandonar devido a um cano de óleo quebrado.