A Fórmula 1 anunciou nesta segunda-feira, 30, as datas da pré-temporada de 2026, que será dividida entre Barcelona e Sakhir, e fez um ajuste para o fim de semana do GP do Azerbaijão, que excepcionalmente será disputado em um sábado.
A novidade ficou por conta do retorno do circuito de Montmeló, nos arredores da capital catalã, ao calendário da fase de testes. Durante anos, Barcelona foi a sede da pré-temporada com exclusividade, que passou a ser realizada no Bahrein a partir de 2021. Com suas retas longas, trechos mais travados e curvas de alta, a pista espanhola recebe equipes e pilotos de 26 a 30 de janeiro, para sessões privadas e sem transmissões.
O circo da Fórmula 1 segue, então, para o Bahrein, onde vai realizar os primeiros testes de 11 a 13 de fevereiro. A ação é retomada no período de 18 a 20 do mesmo mês, quando a pré-temporada será encerrada. O GP da Austrália abre o calendário de provas em 8 de março.
Décima sétima etapa do ano que vem, o GP do Azerbaijão foi remarcado para 26 de setembro, um sábado. A alteração foi feita a pedido dos organizadores, pois o dia 27 é feriado nacional no país.
Desta forma, o calendário de 2026 – que foi divulgado na semana passada – contará com duas corridas que não serão realizadas no domingo. Além do Bahrein, o GP de Las Vegas também está programado para um sábado, na noite de 21 de novembro.