A cidade portuguesa de Gondomar, na região metropolitana do Porto, deve ter vivido um dos dias mais tristes de sua história neste sábado, 5, quando familiares, companheiros de Liverpool e amigos se reuniram na Capela da Ressureição para dar o último adeus a Diogo Jota e a seu irmão, André Silva. Os dois morreram tragicamente em um acidente de carro na madrugada de quinta-feira, 3, em uma rodovia da Espanha.
Capitães do Liverpool, Virgil van Dijk e Robertson chegaram à igreja carregando coroas de flores vermelhas em formato de camisas de futebol com os números 20 e 30, usados por Jota e André no time inglês e no Penafiel, respectivamente, e um bilhete no qual se lia a frase You Will Never Walk Alone (Você Nunca Andará Sozinho, lema do clube).
Além deles, a delegação dos Reds ainda contou com o técnico Arne Slot e os jogadores Alexis Mac Allister, Curtis Jones, Chiesa, Endo, James Milner, Kelleher e Jordan Henderson, que atuou pelo clube por 12 temporadas e se uniu aos ex-companheiros na triste viagem a Portugal. Na sexta-feira, 4, Henderson já havia feito um emocionante tributo a Diogo ao deixar flores e um cachecol no gramado nos arredores do estádio de Anfield, local escolhido pelos torcedores para prestar suas homenagens ao jogador.
A dor no semblante das pessoas dava a exata dimensão do tamanho que a perda de Diogo representava. Inconsolável, sua mulher, Rute Cardoso, com quem tinha três filhos e se casara há menos de um mês, fez questão de ajudar a conduzir o esquife. Ao lado de Rute estava Ruben Neves. Na sexta, o jogador disputou as quartas de final da Copa do Mundo de Clubes com o Al Hilal e não conteve as lágrimas durante o minuto de silêncio antes da partida com o Fluminense. Após a eliminação no torneio disputado nos Estados Unidos, Neves cruzou o Atlântico para se despedir do melhor amigo e carregar o seu caixão.
Companheiros de Jota na seleção portuguesa, Bernardo Silva, do Manchester City, Bruno Fernandes, do Manchester City, e João Moutinho, do Braga, também compareceram ao funeral, assim como o brasileiro Fabinho e Thiago Alcântara, que jogaram no Liverpool com ele.
Os corpos de Diogo Jota e de seu irmão André foram enterrados no cemitério da igreja de Gondomar.
Leia também:
Cristiano Ronaldo, Nadal e mundo dos esportes lamentam morte de Diogo Jota
Carro de Diogo Jota saiu da estrada após estouro de pneu e pegou fogo
Jogos da Copa do Mundo terão minuto de silêncio em homenagem a Diogo Jota