A Ferrari já tem data marcada para apresentar o carro com o qual disputará a temporada 2026 da Fórmula 1. A equipe italiana fará o lançamento no dia 23 de janeiro, abrindo oficialmente seus trabalhos apenas três dias antes do início dos testes privados de pré-temporada, em Barcelona.
A confirmação veio diretamente do chefe da escuderia, Fred Vasseur, durante a tradicional coletiva anual de encerramento de temporada, realizada em Fiorano, na Itália. Até então, a Ferrari vinha adotando uma postura reservada em relação aos detalhes do evento, o que aumentava a expectativa em torno do calendário de lançamento.
A data escolhida coloca a equipe de Maranello em sintonia com um dia movimentado no paddock. No mesmo 23 de janeiro, a Alpine dará início à sua temporada com um evento em Barcelona, enquanto a Haas optará por um lançamento em formato digital para apresentar seus planos para 2026.
Questionado se a equipe estaria “arriscando tudo” no desenvolvimento do novo carro, o dirigente evitou rótulos e explicou a complexidade das escolhas feitas nesse momento do ciclo técnico, já que a próxima temporada marca o início de um novo regulamento na categoria.
“Ninguém é conservador ou agressivo, ou está assumindo riscos. Muitas vezes, quando você descobre o que os outros fizeram, você diz: ‘Nossa, eu fui muito agressivo’ ou ‘Eu fui muito conservador'”, comentou Vasseur. “O que é agressivo é adiar ao máximo a divulgação dos desenhos, para chegar em cima da hora em Barcelona ou no Bahrein com um carro que será montado na garagem. Isso sim é agressivo. Se você quer terminar um mês antes, não é nada agressivo, é conservador.”
“Com certeza, seremos agressivos nesse aspecto, como sempre fomos. Terminaremos a montagem do carro um dia antes do lançamento, que será no dia 23 de janeiro, o que significa que finalizaremos o carro no dia 22. Isso demonstra nossa agressividade”, acrescentou.
No próximo ano, a Ferrari busca reação após um 2025 abaixo das expectativas. A equipe de Lewis Hamilton e Charles Leclerc não venceu corridas na temporada e encerrou o Mundial de Construtores apenas na quarta colocação, atrás de McLaren, Mercedes e Red Bull, depois de ter disputado o título até a última etapa.






