A pausa de verão da Fórmula 1 marca mais do que um descanso para pilotos e equipes. Para a Ferrari, por exemplo, sinaliza o fim de um ciclo. Frederic Vasseur, chefe da equipe de Maranello, confirmou que o desenvolvimento do carro de 2025 foi oficialmente interrompido para focar no projeto para 2026, quando entra em vigor o novo regulamento técnico da categoria.
Mesmo ocupando a vice-liderança no campeonato de construtores antes do GP da Hungria — 28 pontos à frente da Mercedes e 56 da Red Bull — a escuderia italiana já admite que não há mais o que buscar nesta temporada. A McLaren, dominante no topo, soma 260 pontos de vantagem sobre a Ferrari, que ainda não venceu nenhuma corrida principal no ano. A única vitória veio com Lewis Hamilton em na sprint race da China.
“Acho que todos estamos em uma situação semelhante”, afirmou Vasseur. “Quanto mais nos aproximamos do final da temporada, mais precisamos nos concentrar no próximo ano. É claro que faremos pequenos ajustes até o final do ano, principalmente relacionados às características de cada pista e às condições climáticas, mas não são esperados grandes atualizações.”
Recentemente, Lewis Hamilton pressionou a equipe para redirecionar seus esforços ao projeto de 2026. Na visão do heptacampeão, é essencial começar a próxima era da categoria com um carro competitivo e pronto para disputar o título desde a etapa inaugural.
Ainda assim, há uma exceção: a nova suspensão traseira estreada no GP da Bélgica. A atualização foi bem recebida internamente, com Charles Leclerc destacando a melhora no desempenho ao afirmar que “foi claramente sentida no carro”.






