A Fifa anunciou nesta quarta-feira, 5, uma série de novidades para o futebol feminino, entre elas, a criação da Copa do Mundo de Clubes e a Copa dos Campeões.
A primeira edição do campeonato que envolverá 19 das principais equipes do mundo será em 2028. Seis clubes participarão da fase de play-in, com os três vencedores se juntando a outros 13 times na próxima fase.
A etapa seguinte terá quatro grupos com quatro equipes cada, com as duas primeiras avançando para a fase eliminatória. A Confederação Asiática de Futebol (AFC), a Confederação Africana de Futebol (CAF), a Concacaf e a Conmebol terão duas vagas diretas e uma de play-in cada. A Uefa ficará com cinco vagas diretas e uma de play-in. A Confederação de Futebol da Oceania (OFC) terá uma vaga para play-in
O Conselho da Fifa também aprovou a Copa dos Campeões Feminina, a partir de 2026. As seis equipes vencedoras das competições de clubes de cada confederação, vão disputar o novo título global nos anos em que a Copa do Mundo Feminina de Clubes não ocorrer.
A fase preliminar consistirá nas campeãs da AFC recebendo primeiro as campeãs da OFC na rodada 1, com a vencedora visitando as campeãs da CAF na rodada 2. As vencedoras da rodada 2 avançarão para as semifinais para enfrentar as campeãs da Uefa, enquanto as campeãs da Concacaf jogarão com as campeãs da Conmebol.
O Final Four, que compreende as semifinais, o play-off do terceiro lugar e a final, ocorrerá de 28 de janeiro a 1º de fevereiro de 2026.
*Com Rádio BandNews FM