A Fifa revelou nesta terça-feira, 5, uma série de regras e critérios para o novo Mundial de Clubes, que será disputado entre os dias 15 de junho e 13 de julho de 2025.
A entidade confirmou que os 32 clubes serão divididos em oito grupos, mas ainda não revelou a data do sorteio. De acordo com o comunicado, a Fifa “dividirá as equipes em grupos semeando e sorteando em público no sorteio, ao mesmo tempo em que pratica atividades esportivas e fatores geográficos em consideração, tanto quanto possível”.
Dos 32 classificados, 31 já estão definidos. A última será disputada entre Atlético-MG e Botafogo na grande final da Libertadores marcada para o dia 30 de novembro, em Buenos Aires, na Argentina. O Brasil também será representado no torneio por Palmeiras, Flamengo e Fluminense.
As duas melhores equipes de cada grupo avançam para o mata. O primeiro critério de desempate na fase de grupos será o confronto direto, seguido por saldo de gols e número de gols marcados. A partir das oitavas de final, em caso de empate, a definição do classificado será na prorrogação e pênaltis.
A Fifa também anunciou o número de jogadores inscritos na competição. Cada time poderá levar 32 atletas, mas apenas 26 podem ser relacionados em cada partida. Dois cartões amarelos suspendem um jogador e a contagem só será zerada nas quartas de final.
Em setembro, a entidade máxima do futebol já havia revelado as sedes do torneio. Ao todo, 11 cidades vão receber os jogos: Los Angeles, Seattle, Miami, Orlando (dois estádios), Atlanta, Charlotte, Nasvhille, Cincinatti, Washington, Philadelphia e Nova York. A grande final está marcada para o MetLife Stadium, em Nova York.