A menos de sete meses para o início da Copa do Mundo de 2026, a Fifa anunciou os potes para a realização do sorteio da fase de grupos da competição.
A entidade máxima do futebol mundial divulgou, nesta terça-feira, 25, a divisão dos quatro potes e as seleções que irão compor cada um deles. A Seleção Brasileira está no pote 1 e será uma das cabeças de chave dos 12 grupos.
O sorteio dos grupos da Copa do Mundo acontecerá no dia 5 de dezembro, às 14h (de Brasília), em Washington, nos Estados Unidos.
Confira abaixo como ficaram os potes:
Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha
Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália
Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul
Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, Repescagem Europa A, Repescagem Europa B, Repescagem Europa C, Repescagem Europa D, Repescagem Intercontinental 1, Repescagem Intercontinental 2
Os potes foram montados obedecendo a posição das seleções no ranking da Fifa. Esta regra só não se aplicou para os países-sede do Mundial (EUA, Canadá e México), que automaticamente entraram no pote 1 e também serão cabeças de chave.
Ao todo, 48 seleções participarão da Copa do Mundo de 2026. Serão 12 grupos, com quatro equipes em cada. As duas melhores seleções de cada grupo avançarão para a fase de mata-mata de forma direta. Também irão avançar os oito melhores terceiros colocados.
Das 48 seleções, seis ainda não estão definidas e serão conhecidas após a disputa das repescagens. Da Europa, virão quatro seleções. As outras duas serão provenientes da repescagem intercontinental.






