Oscar Piastri consolidou sua liderança na Fórmula 1 ao vencer o Grande Prêmio da Bélgica e alcançar seu sexto triunfo na temporada. Largando da segunda posição no grid, o australiano da McLaren tomou a liderança do companheiro Lando Norris logo na primeira volta com bandeira verde e comandou a corrida até cruzar a linha de chegada em primeiro no circuito de Spa-Francorchamps.
“Largar em segundo em Spa não foi tão ruim assim”, afirmou Piastri, que no sábado havia partido da pole e foi superado por Max Verstappen na corrida sprint. Desta vez, no entanto, não deixou escapar a oportunidade. “Consegui uma boa saída da curva 1 e me aproximei [de Norris]. Tirei o pé o mínimo possível [do acelerador] e foi o suficiente. Estou orgulhoso da minha primeira volta.”
A vantagem construída no início foi essencial para a vitória. Durante a maior parte da corrida, Piastri manteve uma distância confortável entre oito e dez segundos à frente de Norris. Mas nas voltas finais, com pneus duros mais conservados, o britânico reduziu a diferença e cruzou a linha de chegada apenas 3s5 atrás do líder.
“No resto da corrida, nos saímos muito bem, com um pouco de dificuldade no final. Talvez o pneu médio não tenha sido o melhor nas últimas cinco ou seis voltas, mas tivemos o controle e era exatamente isso que eu queria”, analisou o australiano. “Você nunca sabe se alguém vai bater e haverá um safety car, então acaba preferindo o médio. Fizemos o que era mais seguro.”
O resultado ampliou a vantagem de Piastri no campeonato. Ele chegou a 266 pontos e soma 16 a mais que Norris na classificação geral. O líder volta às pistas já no próximo fim de semana no GP da Hungria, prova especial em sua carreira.
“Vai ser emocionante voltar. É uma pista que eu gosto e palco da minha primeira vitória no ano passado, então estou ansioso para voltar e espero que possamos manter o ritmo, que tem sido incrivelmente forte”, finalizou Piastri.






