As oitavas de final da Libertadores começam nesta quinta-feira, 15, para o Flamengo, com o primeiro confronto das oitavas de final contra o Bolívar, da Bolívia, às 21h30, no Maracanã. Tricampeão da América, o Rubro-Negro avançou ao mata-mata após terminar o Grupo E na segunda posição, com dez pontos, atrás justamente do Bolívar, que somou 13.
O técnico Tite não poderá contar com o lateral Matías Viña, que sofreu uma lesão no joelho direito, e os atacantes Éverton Cebolinha, que teve uma contusão no tornozelo esquerdo e está fora do restante da temporada, e Bruno Henrique, suspenso. Para o lugar do uruguaio, o substituto natural é Ayrton Lucas. Na frente, Luiz Araújo é favorito para sair jogando em uma das pontas.
Compatriota de Viña, o também lateral Guillermo Varela treinou com o restante do elenco e pode retornar à equipe após tratar uma lesão no quadril. Ele desfalcou o Flamengo no empate por 1 a 1 com o Palmeiras, no último domingo, 11, no Rio de Janeiro, pelo Campeonato Brasileiro, Wesley foi titular na ocasião.
O Rubro-Negro efetuou cinco trocas na lista da Libertadores. Os zagueiros Santiago Ocampos e Diegão, o meia Daniel Cabral e os atacantes Werton, Pedro Estevam e Weliton, que já deixaram o clube, deram lugar aos meias Fabiano, Guilherme e João Alves e os atacantes Adriel e Carlinhos. Os quatro primeiros são formados na base, enquanto o último, embora contratado na janela anterior de transferências, não havia sido inscrito devido ao prazo – Carlinhos chegou depois do Campeonato Carioca, no qual defendeu o Nova Iguaçu.
Na fase de grupos, Flamengo e Bolívar se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada lado. No primeiro encontro, no dia 24 de abril, em La Paz, os bolivianos venceram por 2 a 1, com gols dos atacantes brasileiros Bruno Sávio e Chico da Costa, Viña descontou. O troco veio em 15 de maio, com um triunfo rubro-negro por 4 a 0 no Maracanã, com Pedro, Cebolinha, Ayrton Lucas e o meia Gerson balançando as redes.
O elenco do Bolívar sofreu mudanças desde então. Quatro jogadores deixaram o clube após a primeira fase. Além de Chico da Costa – artilheiro da equipe na temporada com 12 gols, sendo cinco na Libertadores –, negociado com o Cerro Porteño, do Paraguai, saíram o goleiro Andres Desábato, o lateral Erwin Saavedra, ex-Goiás, e o zagueiro Andersson Ordoñez.
Por outro lado, chegaram cinco reforços, sendo dois brasileiros: o zagueiro Anderson (ex-Bahia, defendia o Vizela, de Portugal) e o atacante Fábio Gomes (ex-Vasco, estava no Sydney, da Austrália). Vieram também os meias Álex Granell (ex-Lommel, da Bélgica) e Carlos Melgar (ex-Guabirá, da Bolívia) e o atacante Alfio Oviedo (ex-Cerro Porteño).
O time lidera o Campeonato Boliviano com 23 pontos, dois à frente do The Strongest, que também segue vivo na Libertadores. Inclusive, pode ser o adversário do ganhador do confronto entre Flamengo e Bolívar, caso se classifique diante do Peñarol, do Uruguai.
O Bolívar será o mandante do jogo de volta, na próxima quinta, 22, novamente às 21h30, no Estádio Hernando Siles, na capital La Paz, situada 3,64 mil metros de altitude.
*Com Agência Brasil