Fluminense e Cuiabá se enfrentam nesta quinta-feira, 5, às 20h, no Maracanã, em confronto que tem contornos decisivos para o Tricolor. A equipe das Laranjeiras, que soma 40 pontos, garantirá sua permanência na Série A do Campeonato Brasileiro caso vença e o Bragantino, que encara o Athletico-PR no mesmo horário em Curitiba, não saia vencedor na rodada, os paulistas têm 38 pontos.
A expectativa é de grande público no Maracanã. O Fluminense realizou uma promoção, reduzindo o preço dos ingressos para a partida que pode trazer a salvação da temporada tricolor.
Ambas as equipes vêm em má fase. O Fluminense não vence há seis jogos, desde o triunfo sobre o rival Flamengo na 30ª rodada, em 17 de outubro. O Cuiabá, já rebaixado à Série B, teve como última vitória na competição um 2 a 0 sobre o São Paulo, pela 29ª rodada no início de outubro. A equipe do Pantanal tem apenas seis vitórias em todo o campeonato, somando 30 pontos, e ocupa a lanterna do campeonato.
O técnico Mano Menezes tem dois desfalques certos por suspensão: Paulo Henrique Ganso foi expulso na última partida, contra o Furacão, e Felipe Melo segue fora por punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Já o Cuiabá, que não tem mais objetivos na temporada, convive com atletas em fim de contrato ou liberados. O volante Filipe Augusto e o atacante Jonathan Cafú, por exemplo, já não atuam mais pelo clube. Em compensação, o zagueiro Bruno Alves retorna de suspensão e estará à disposição do técnico Bernardo Franco.
A vitória do Flamengo sobre o Criciúma por 3 a 0 na quarta, 4, facilitou a vida do Fluminense na briga pela permanência na primeira divisão. O time catarinense estacionou nos 38 pontos. Uma vitória do Tricolor sobre o Cuiabá já tornará matematicamente impossível que o Tigre ultrapasse o Flu, e rebaixará o Criciúma.
Caso não vença, ou caso o Massa Bruta derrote o Athletico-PR, o Fluminense decidirá seu futuro em um difícil compromisso contra o Palmeiras, fora de casa, pela última rodada do campeonato, no domingo, 8. Já Bragantino e Criciúma se enfrentam em Bragança Paulista no mesmo dia.
*Com Agência Brasil