João Fonseca encantou o mundo do tênis com uma atuação dominante logo em sua estreia em Grand Slams. Aos 18 anos, o carioca mostrou muita maturidade e aplicou 3 sets a 0 sobre o russo Andrey Rublev, atual número 9 do mundo, para avançar à segunda rodada do Australian Open.
O jovem deu sequência a um momento iluminado no circuito após os títulos do Next Gen Finals e do Challenger de Camberra e se tornou apenas o segundo adolescente desde 1973 a derrotar um adversário do top 10 da ATP na primeira partida em Majors. O último a realizar tal feito havia sido o croata Mario Ancic, que na edição de Wimbledon de 2002 derrotou o suíço Roger Federer também por 3 sets a 0.
A potência nos golpes na grande vitória sobre o russo também rendeu a Fonseca outra estatística impactante. Ele agora é o dono do winner de forehand mais rápido do torneio com 181 km/h, superando as marcas de Giovanni Mpetshi Perricard (180 km/h) e Carlos Alcaraz (178 km/h).
João Fonseca tentará alcançar novas façanhas na segunda rodada do Australian Open diante do italiano Lorenzo Sonego, número 55 do mundo. O único duelo entre eles até o momento foi no ano passado no saibro de Bucareste e terminou com vitória do brasileiro por 2 sets a 0.