João Fonseca vem se consolidando como um dos grandes nomes do tênis da atualidade. O brasileiro de apenas 19 anos conquistou uma ascensão meteórica desde que se tornou profissional, em 2024, e o número de posições que o atleta ganhou no ranking da ATP impressiona.
No início de sua carreira profissional, João Fonseca ocupava a 730ª colocação. Desde então, o brasileiro deu um salto gigantesco e hoje aparece em 24º lugar do ranking. Ou seja, o tenista carioca ganhou incríveis 706 posições.
A expressiva evolução de Fonseca confirmou uma previsão que Jannik Sinner, número 2 do mundo, havia feito no início deste ano.
No mês de janeiro, quando João ocupava apenas a 112ª posição, o técnico de Sinner, Darren Cahill, afirmou que havia conversado com o tenista italiano sobre João Fonseca, e que seu pupilo tinha cravado que o brasileiro fecharia a temporada entre os 25 melhores.
“Perguntei em qual ranking João Fonseca estaria no fim de 2025, e Jannik respondeu que seria dentro do top-25”, disse Darren em entrevista à ESPN americana à época.
João Fonseca conquistou títulos expressivos nos dois últimos anos, como o ATP 500 da Basileia e o ATP 250 de Buenos Aires, ente outros. Além disso, protagonizou algumas exibições sólidas nos torneios de Grand Slam que disputou.
O brasileiro volta à quadra ainda este ano, para participar de um jogo de exibição ao lado do número 1 do mundo, Carlos Alcaraz. A partida será realizada em um estádio de beisebol, em Miami, nos Estados Unidos.






