A Fórmula 1 anunciou nesta segunda-feira, 25, que chegou a um acordo com a General Motors para a entrada da GM/Cadillac como a 11ª equipe no grid da categoria em 2026.
De acordo com a nota oficial, a F1 manteve o diálogo com a General Motors e seus parceiros da TWG Global desde janeiro de 2024, quando houve a rejeição à Andretti. Durante o período, a empresa norte-americana atingiu marcos operacionais e deixou claro seu compromisso para ser a 11ª equipe no grid. Além disso, a GM entrará como fornecedora de motores mais tarde, provavelmente a partir de 2028.
“Com os contínuos planos de crescimento nos Estados Unidos, sempre acreditamos que receber uma marca como a GM/Cadillac ao grid e a GM como futura montadora poderia trazer valor e interesse ao esporte. Creditamos a liderança da General Motors e seus parceiros pelo progresso significativo em sua prontidão para entrar na Fórmula 1. Estamos animados para seguir em frente com o processo de inscrição para a equipe GM/Cadillac entrar no Campeonato em 2026”, declarou Greg Maffey, diretor-executivo do Liberty Media.
“Nós creditamos a liderança da General Motors e seus parceiros com o progresso significativo em sua prontidão para entrar na Fórmula 1. Estamos animados para seguir em frente com o processo de inscrição para a equipe GM/Cadillac entrar no Campeonato em 2026″, acrescentou.
CEO da F1, Stefano Domenicali enalteceu o comprometimento das partes envolvidadas e se mostrou ansioso para acompanhar o desenvolvimento do novo projeto na prática.
“O comprometimento da General Motors e da Cadillac com este projeto é uma demonstração importante e positiva da evolução do nosso esporte. Estamos ansiosos para ver o progresso e o crescimento desta aplicação, certos da colaboração e do apoio total de todas as partes envolvidas”.
A temporada 2026 da Fórmula 1 será a primeira com 11 equipes desde 2016, ano da primeira e última participação da Manor na categoria máxima do automobilismo mundial.