A Fórmula E concluiu sua emocionante temporada 2024/2025 superando todos os recordes de audiência de TV acumulada, total de fãs ao redor do mundo e engajamento digital.
O total de fãs da Fórmula E cresceu significativamente, atingindo 422 milhões em todo o mundo no final da 11ª temporada, um aumento de 13% em relação à temporada 10. Este aumento faz parte de uma tendência cumulativa mais ampla, com o número de fãs crescendo impressionantes 38% (117 milhões) desde a oitava temporada (2021/22).
Exemplo desse crescimento foi o E-Prix de São Paulo de dezembro de 2024, que registrou audiência acumulada de 42 milhões de telespectadores em todo o mundo, além de 21 mil pessoas nas arquibancadas do Anhembi, tornando-se a corrida de abertura mais assistida de todas as temporadas da Fórmula E, bem como uma das corridas mais assistidas na história da categoria.
O campeonato agora possui uma das torcidas mais dedicadas do automobilismo, com 58% dos fãs classificados como “altamente engajados”, representando um crescimento de 9% em relação à temporada anterior. O engajamento dos fãs é particularmente impressionante nos mercados de Estados Unidos, China, Reino Unido e Alemanha, que juntos representam quase 37% (158 milhões) do total de fãs.
Os dados apresentados são provenientes, de forma independente, da Kantar Media para audiência de TV, além da Emplifi para análise de mídias sociais. Para avaliar a expansão da base de fãs da Fórmula E, a Potentia Insight realizou pesquisa independente e abrangente, com 33 mil adultos em 16 mercados, em duas etapas. Essa abordagem metódica garante um reflexo detalhado e preciso do interesse global pela Fórmula E.
Certificada pela Market Research Society, essa pesquisa segue os padrões e referências do setor, fornecendo perspectiva confiável sobre o crescente apelo do esporte.
Destaques da última análise de TV e Internet
- Audiência acumulada de TV da Fórmula E cresceu 14% em todo o mundo, atingindo recorde de 561 milhões na 11ª temporada, que registrou audiência acumulada média de 33 milhões por corrida (alta de 16% em relação à temporada 10);
- Cobertura relacionada a corridas da Fórmula E teve aumento de audiência anual acumulada de 41% no Reino Unido e 12% na Alemanha;
- E-Prix da Cidade do México (etapa 2) alcançou dois novos recordes de audiência: 10,5 milhões de telespectadores na CBS para um único programa; e maior audiência para corrida única na temporada 11, com 46 milhões de telespectadores, alta de 38% em relação à média da temporada.
- E-Prix de São Paulo (etapa 1) teve audiência acumulada de 42 milhões de telespectadores ao redor do mundo, o que representa um avanço de 120% na audiência ano a ano para rodada de abertura e também se estabelece como recorde dentre todas as etapas iniciais em todas as temporadas do Campeonato de Fórmula E.
- As visualizações de vídeos tiveram enorme crescimento anual de 47%, com o conteúdo das Evo Sessions representando 42% do total de visualizações na temporada 11;
- Total de impressões nas redes sociais na temporada 11 aumentou 14% em comparação com a temporada 10, ultrapassando 1,39 bilhão;
- Número de seguidores nas redes sociais aumentou 10% na temporada 11 em relação à temporada 10. O TikTok apresentou o maior aumento (37%), se tornando a segunda plataforma mais seguida da Fórmula E;
- Conteúdo relacionado às corridas gerou 28% mais engajamento na 11ª temporada em comparação com a temporada 10. Berlim, México e Jeddah apresentaram os maiores aumentos.






