O dia não poderia ter começado melhor para a torcida brasileira. Na manhã deste domingo, 8, Gabriel Bortoleto se sagrou campeão da Fórmula 2 em seu ano de estreia na categoria, após cruzar a linha de chegada em segundo na prova principal da F2, no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Com o título, Bortoleto igualou o feito de Oscar Piastri, que também foi campeão da F3 e da F2 em anos seguidos.
“Devolvi a alegria aos brasileiros numa manhã de domingo”, declarou Gabriel logo após a corrida.
O paraguaio Joshua Dürksen, da AIX, foi o vencedor da última etapa do ano. O holandês Richard Verschoor, da MP Motorsport, completou o pódio.
Rival do brasileiro na briga pelo título da F2, Isack Hadjar teve problemas na largada e terminou em 19º.
A corrida deste domingo prometia ser um duelo particular entre os postulantes ao título, com o brasileiro da Invicta saindo em segundo e o francês logo atrás, em terceiro. Bortoleto fez uma largada perfeita e pulou na ponta, enquanto Hadjar ficou parado e seu carro foi retirado da pista. Mas ainda era cedo para comemorar, o piloto da Campos Racing voltou para a corrida e, embora ele estivesse mais de uma volta atrás, foi preciso esperar o fim da prova para soltar o grito de campeão.
A partir de então o paulista de 20 anos controlou a corrida, fez as ultrapassagens necessárias depois de trocar os pneus e confirmou o tão esperado título, terminando a temporada com 214,5 pontos, contra 192 de Hadjar.
Agora Bortoleto parte para seu novo desafio. Na terça-feira, 10, ele já vai participar do teste de pós-temporada da Fórmula 1 com a Sauber, e se prepara para sua estreia na principal categoria do automobilismo mundial no ano que vem, tornando-se o primeiro brasileiro a disputar a F1 desde Felipe Massa em 2017.