Campeão da Fórmula 2 e já confirmado no grid da Fórmula 1 no ano que vem com a Sauber, Gabriel Bortoleto acrescentou mais um prêmio ao seu currículo. O brasileiro foi eleito o Rookie do Ano e recebeu o troféu durante a Gala da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), na BK Arena, em Kigali, capital de Ruanda, na sexta-feira, 13. A tradicional cerimônia premia os campeões de todas as categorias do automobilismo controladas pela FIA e a de 2024 foi a primeira a ser realizada no continente africano.
O prêmio de novato do ano é o reconhecimento da exemplar temporada de Gabriel em sua temporada de estreia na F2, que culminou com o título da categoria. O brasileiro recebeu o troféu das mãos de Max Verstappen, que conquistou o tetracampeonato consecutivo da F1 em 2024.
Ao receber o prêmio, Bortoleto falou de como foram seus últimos meses, marcados pela disputa acirrada pelo título com o francês Isack Hadjar, com o campeonato sendo decidido apenas na última corrida do ano, em Abu Dhabi.
“Sim, eles foram bem malucos. Eu tive duas semanas intensa até Abu Dhabi, em que estive disputando de forma muito acirrada pelo campeonato com Isack, que está em algum lugar ali [na plateia]. Bom trabalho para ele pela temporada que teve, que também foi muito, muito boa”, falou o piloto de 20 anos.
“E eu estou muito feliz de estar aqui hoje, recebendo esse prêmio. Na última temporada também tive um bom ano como rookie, mas Oscar [Piastri] também teve uma ótima temporada de estreante na F1 e conseguiu o título [de novato do ano]. Então, para mim, é muito importante conseguir isso pela primeira vez e muito obrigado por este prêmio”, conclui o brasileiro, referindo-se ao título que conquistou em 2023, também em sua estreia na F3.