Após a eliminação para o Real Madrid nos playoffs da Liga dos Campeões da Europa, Pep Guardiola se mostrou abatido e deixou a entender que está próximo de encerrar o ciclo no Manchester City. Com derrotas nas duas partidas contra o clube merengue no torneio europeu, o espanhol de 54 anos refletiu sobre o momento difícil e indicou a possibilidade de uma mudança de rumo na carreira.
“Penso sim [sobre um fim de ciclo], as coisas não são eternas, nem tudo dura para sempre. Ganhamos seis títulos da Premier League em sete anos, e na Champions chegamos às quartas, semifinais e final em todos os anos”, ressaltou o técnico do City.
Atualmente, o Manchester City vive seu pior momento sob o comando do espanhol, com 13 derrotas na temporada 2024-2025 e mais de 60 gols sofridos em 40 jogos, algo que não acontecia desde a temporada 2016-2017. Guardiola explicou que a falta de consistência é o principal problema do time e mencionou a necessidade de reestruturação do elenco.
“Não é questão de impotência. Somos uma equipe cascuda, mas perdemos a consistência”, pontuou Guardiola. “Temos tempo para pensar na reconstrução. É fácil cair e, agora, ter esse tipo de conclusão. A derrota em casa foi dura de digerir, e esta foi parecida. Com o tempo, todos aceitaremos as coisas como são. Clube e elenco. Mas ainda temos 40 jogos pela frente. Nada é para sempre. Fomos extraordinariamente extraordinários, mas agora não mais”.
Na busca de sair do ostracismo que perdura desde o primeiro semestre da temporada, o City voltará a campo contra o Liverpool, no domingo, 23, às 13h30, no Etihad Stadium, pela 26ª rodada do Campeonato Inglês.