O legado de Ayrton Senna ganhou mais um capítulo inesquecível no Autódromo de Interlagos neste domingo, 3. Lewis Hamilton emocionou os torcedores no circuito paulistano ao guiar a McLaren MP4/5B com a qual o ídolo brasileiro conquistou o bicampeonato da Fórmula 1 em 1990.
Fã declarado do tricampeão mundial, o britânico acelerou a bordo do modelo icônico e levantou a torcida que encarou mais um dia de muita chuva no circuito localizado na Zona Sul de São Paulo. A homenagem estava prevista para acontecer no sábado, 2, mas o mau tempo adiou a programação para este domingo.
Hamilton quebrou o protocolo e deu várias voltas no circuito. Além disso, ele repetiu o icônico gesto de Senna ao andar pela pista empunhando uma bandeira do Brasil de dentro do cockpit, relembrando também o momento do GP de São Paulo de 2021 em que ele fez o mesmo após a sua vitória histórica em Interlagos.
O heptacampeão se emocionou após a homenagem e recebeu uma réplica do capacete de Senna das mãos de Viviane Senna, irmã do tricampeão mundial. Hamilton disse que guiar o carro de seu ídolo foi a maior honra da carreira e destacou a potência do MP4/5B.
“Naturalmente, estou muito, muito emocionado. Eu estava revivendo minha infância, assistindo Ayrton correndo aqui quando era criança, ouvindo esse barulho, vendo-o pilotando aqui e vencendo as corridas. Eu mal acredito que tive a chance de fazer isso. Foi a maior honra da minha carreira fazer isso na frente desse belo público aqui no Brasil, que aguentou a chuva ontem e que está aqui desde as 3, 4 da manhã”, afirmou Lewis em entrevista à repórter Mariana Becker logo após sair do carro. “Honestamente, o amor que eu recebo aqui é algo que me surpreende. Mas minha família e eu somos muito gratos a todos no Brasil pelo amor e apoio. Eu amo mesmo o Brasil, e as pessoas. E fico grato por ter minha cidadania daqui. É uma honra enorme. Então espero que possa ter orgulho disso. Foi a minha melhor pilotagem do fim de semana”, disse ele diante do baixo desempenho durante as atividades para o GP de São Paulo.
“É uma grande honra na minha carreira, e isso não deve acontecer mais, então vou aproveitar ao máximo esse momento. É por isso que eu não parei. Eu fiz uma ou duas voltas a mais do que deveria, mas esse é um carro de corridas de verdade. Eu correria hoje com ele se pudesse. Mas obrigado a todos”, finalizou.
O MP4/5B levou Senna ao segundo de seus três títulos mundiais na F1. O brasileiro conquistou seis vitórias no bólido vermelho e branco com motor V10 e venceu o campeonato em uma temporada marcada pela sequência da rivalidade com o francês Alain Prost.
A ação “Sennna Sempre” foi promovida por McLaren e Honda e é mais uma das homenagens a Ayrton Senna na temporada que marca os 30 anos da morte do piloto no trágico acidente no GP de San Marino.
DE ARREPIAR!!! Lewis Hamilton pilota a McLaren do bicampeonato de Ayrton Senna em homenagem emocionante no autódromo de Interlagos#Senna #Hamilton #F1 #F1noBandsports #Formula1 #BrazilGP #BrazilianGP #GPdeSaoPaulo #Automobilismo pic.twitter.com/jOi73GhPHe
— BandSports (@bandsports) November 3, 2024