Henrique Marques se sagrou campeão no Mundial de Taekwondo na categoria até 80kg, em Wuxi, na manhã desta segunda-feira, 27, conquistando a primeira medalha de ouro masculina para o Brasil na história da competição e a segunda nesta edição do campeonato disputado na China. Na sexta-feira, 24, Maria Claro Pacheco subiu ao lugar mais alto do pódio depois de 20 anos nos 57kg.
“Estou feliz demais com esta conquista, muito feliz com o meu desempenho em quadra, muito feliz com tudo que vem acontecendo na minha vida. Saímos campeões aqui e tudo isso é graças a muito trabalho. Esse foi o primeiro passo e, se Deus quiser, lá em Los Angeles-2028 a gente vai ser campeão também”, comemorou Henrique, citando os próximos Jogos Olímpicos. No Olimpíada de Paris-2024, ele parou nas oitavas de final, e ficou fora dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023, após descobrir uma arritmia cardíaca meses antes do evento na capital chilena.
“É uma honra estar do lado dela [Maria Clara Pacheco]. É gratificante saber que eu estou nesse processo de renovação junto da Maria Clara”, emendou ele.
Em uma luta controlada, Henrique derrotou o chinês Qizhang Xiang por 2 a 0 para ficar com o ouro. O primeiro round foi vencido pelo brasileiro por 2 a 1 após conseguir um chute no colete do anfitrião que valia dois pontos, enquanto o ponto de Xiang veio graças à punição sofrida propositalmente por Marques para queimar o relógio no fim do round inicial. No segundo, o carioca novamente distribuiu mais toques no colete do chinês, mas não pontuou e o round terminou em 0 a 0, com vantagem para Henrique no quesito de desempate.
O caminho de Henrique até a final começou com a vitória sobre o cubano Kelvin Calderón Martinez, por 2 a 0 (5×1 e 8×7). Nas oitavas de final, o brasileiro passou com tranquilidade por Faysal Sawadogo, de Burkina Faso, com triunfo também por 2 a 0 (5×1 e 7×1).
Nas quartas de final, o primeiro round contra o norte-americano CJ Nickolas foi acirrado, mas Henrique conseguiu fechar a luta com tranquilidade no segundo round (3×2 e 7×4). A luta mais disputada no caminho até o título foi a semifinal, disputada contra o russo Artem Mytarev, que foi definida em três rounds (3×1, 9×10 e 4×2).
O Mundial de Taekwondo acontece até esta quinta, 30, e o Brasil tem chance de aumentar o número de medalhas com Netinho, bronze em Paris-2024, na categoria até 68kg. Ele começa sua caminhada nesta quarta, 29, a partir das 22h (horário de Brasília).






