Os brasileiros Hugo Calderano e Bruna Takahashi estrearam com vitória na categoria individual do WTT Champions de Frankfurt, da Alemanha, na manhã desta quarta-feira, 5. Após a queda precoce no WTT de Montpellier, da França, Hugo se recuperou no torneio alemão e despachou o sul-coreano Jang Woo-Jin por 3 sets a 1. Já Bruna, que foi eliminada nas oitavas de final do WTT francês, precisou de cinco sets para vencer o encontro com a monegasca Xiaoxin Yang por 3 sets a 2.
A mesatenista paulista, atual número 17 do mundo, precisou de longos 40 minutos para derrotar com Yang, número 207 do ranking mundial, com parciais de 8/11, 12/10, 11/8, 9/11 e 11/6. Xiaoxin começou dificultando o jogo de Takahashi, que mesmo em desvantagem, não se abalou e buscou a virada após perder o primeiro set. Na sequência, Bruna assumiu o controle do jogo e virou o confronto ao vencer as duas parciais seguintes.
A monegasca conseguiu se manter viva na quarta parcial e levou a decisão da classificação para o último set. Após erros de ambos os lados, a brasileira abriu vantagem de 10 a 6 e fechou o duelo no primeiro match point. Este foi o segundo encontro das atletas com triunfo de Bruna. O primeiro aconteceu no China Smash de 2024. No próximo duelo em Frankfurt, Bruna enfrenta a egípcia Hana Goda, atual 26ª do ranking.
Triunfo sem sustos de Hugo Calderano
Por outro lado, Calderano iniciou sua campanha com dominância e venceu o velho conhecido Jang Woo-Jin, atual 16º do ranking, por 3 sets a 1, com parciais de 11/9, 11/4, 6/11 e 11/9. Desde o primeiro minuto, o brasileiro impôs seu ritmo e assumiu a mesa para levar o primeiro set.
A segunda parcial foi 100% de Hugo, que não encontrou dificuldades e fechou por 11 a 4. Woo-Jin buscou reagir e permaneceu vivo no confronto, garantindo um set. Em uma disputa ponto a ponto no quarto set, o número 3 do mundo confirmou sua presença na próxima fase após fechar o jogo no segundo match point.
O duelo marcou o 14º encontro dos mesatenistas, com superioridade de Calderano, que venceu com oito confrontos, com destaque para as quartas de final dos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Hugo terá pela frente na próxima fase o francês Simon Gauzy (17º), que superou o nigeriano Quadri Aruna (26º) por 3 sets 2.






