Um dos maiores nomes do boxe brasileiro, José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, morreu nesta quinta-feira, 24, em São Paulo, aos 66 anos. A notícia foi confirma pela esposa do ex-pugilista, Irani Pinheiro, em entrevista à TV Record.
Maguila foi diagnosticado em 2013 com encefalopatia traumática crônica, conhecida como “demência pugilística”, em decorrência dos golpes sofridos na cabeça ao longo de 17 anos de carreira. A causa da morte não foi divulgada.
Dono de uma direita pesada, o ex-pugilista sergipano acumulou no total um cartel de 85 lutas, com 77 vitórias (61 por nocaute), sete derrotas e um empate técnico. As vitórias mais marcantes foram sobre James Quebra-Ossos Smith e Daniel Falconi, enquanto as derrotas mais lembradas ocorreram diante de nomes históricos como George Foreman e Evander Holyfield.
Maguila fez sucesso nas décadas de 1980 e 1990 e foi campeão brasileiro, sul-americano, latino-americano e mundial. Suas lutas viraram mania entre os brasileiros com as transmissões de Luciano do Valle na TV Bandeirantes. O narrador apostou no talento de Maguila e foi quem o orientou nos primeiros anos de carreira com a empresa Luqui.