Italo Ferreira garantiu sua vaga entre os finalistas da temporada da Liga Mundial de Surfe (WSL, na sigla em inglês) ao avançar às quartas de final da etapa de Teahupoo, no Taiti. Com o resultado, o brasileiro ficou na quinta colocação do ranking e confirmou presença no Finals, que tem janela de competição a partir do próximo dia 27, em Fiji.
Campeão mundial em 2019, Italo não escondeu a ambição em busca do segundo título da WSL e lançou um aviso aos concorrentes. “Eu me sinto muito feliz e grato por viver essa vida e aproveitar cada momento. Tento sempre ser o melhor que eu posso. Nos últimos dois anos que eu participei do Finals eu fiquei em segundo. Agora é hora de mudar isso. Fiquem espertos, estou aqui”, falou ele.
O surfista já disputou o título mundial no formato Finals em três oportunidades, terminando como vice-campeão em 2021, 2022 e 2024, sendo que nas duas últimas ocasiões venceu três baterias preliminares para chegar à decisão. Neste ano, Italo teve a chance de assumir a segunda colocação no ranking durante Teahupoo e encurtar o caminho no Finals, mas acabou em quinto após ser eliminado nas quartas.
O WSL Finals é disputado no formato mata-mata entre os cinco melhores surfistas do ranking. Na primeira rodada, o quarto colocado enfrenta o quinto. O vencedor desse duelo segue para enfrentar o terceiro, e assim sucessivamente até chegar à final. A grande decisão é a única etapa que pode ser disputada em melhor de três, mas se o líder do ranking vencer o primeiro confronto na decisão já se consagra campeão. Caso contrário, o título será definido somente quando um dos competidores conquistar duas vitórias.
Se chegar à bateria final em Fiji, Italo disputará o título mundial contra outro brasileiro: Yago Dora, que garantiu a liderança do ranking em Teahupoo e aguarda o vencedor do mata-mata.






