A Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) para o ciclo dos Jogos de Los Angeles-2028 está completa. Após apuração de votos realizada na terça-feira, 2, a ex-tenista Joana Cortez foi eleita para ocupar a 25ª vaga do colegiado.
Participaram do processo de apuração a Comissão Eleitoral da CACOB, representada por seu presidente, Fabiano Peçanha, e a atleta Janice Teixeira, Luciano Hostins, diretor Jurídico do COB, e Nelson Valsoni, Compliance Officer da entidade.
Joana ocupará a vaga de atleta do sexo feminino que atuou exclusivamente em Jogos Olímpicos anteriores à edição do Rio-2016. No pleito realizado em agosto de 2024, não foi atingida a equidade de gênero exigida no Regulamento Eleitoral. Deste modo, foi convocada uma nova eleição para definir a atleta que ocuparia este posto.
As eleições ocorreram entre 25 e 29 de novembro deste ano e contavam inicialmente com cinco candidaturas. Contudo, o Comitê de Integridade do Conselho de Ética do COB indeferiu, no dia 23, a candidatura da atleta Rosangela Santos por não atender aos requisitos para participação.
Rosangela participou dos Jogos Olímpicos do Rio-2016 representando o Brasil e a vaga em questão é exclusiva para atletas que tenham atuado em Jogos Olímpicos anteriores a esta edição. Como as urnas já haviam passado pelo processo de validação e zerésima, os votos eventualmente computados em nome da atleta foram considerados nulos para a apuração final.
*Com Comitê Olímpico do Brasil