Sensação brasileira do tênis, João Fonseca caiu logo em sua estreia no Rio Open, após vir de título no ATP 250 de Buenos Aires. O carioca perdeu para o francês Alexandre Muller por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 7/6(4) e admitiu após a derrota que não soube lidar com o nervosismo, garantindo que o problema foi mental, não físico.
“Eu sabia que o nervosismo ia bater, que teria que enfrentar o medo de jogar com tanta gente. Tentei com todas as minhas forças enfrentar o momento, mas não consegui, faz parte do esporte. É aprender com essas experiências para ficar mais forte. Estou triste com a derrota, porém tentando tirar experiência de tudo isso”, comentou João, de apenas 18 anos.
“Estava 100% fisicamente, consegui ter duas boas noites de sono, descansei bem e estava zerado de dor. Hoje não teve nada a ver com o físico, foi mais a parte mental mesmo. Não consegui jogar da minha forma, fazer meu jogo alegre. Acho que poderia ter me soltado mais se tivesse quebrado [o saque do adversário]”, avaliou o brasileiro, citando o início da partida.
Sincero, João não escondeu a tristeza pela derrota, agradeceu à torcida e contou que conversou rapidamente com seu técnico, Guilherme Teixeira, para tentar entender a derrota.
“Não consegui jogar o meu jogo, não estive alegre, não estive feliz, não joguei com o público. Não consegui ser eu em quadra. Só posso agradecer pelo carinho de todo mundo no Rio nesses dias, estou triste por não ter outro jogo aqui”, falou o carioca.
“Estava triste por não ter conseguido enfrentar o nervosismo e o medo. Acho que de hoje [terça] para amanhã vou ficar um pouco triste e bravo comigo mesmo, mas sei que é só o começo e tenho muito mais pela frente. Tênis é assim, você perde mais do que ganha, quero melhorar como atleta e como pessoa”, finalizou João.