O tênis brasileiro tem um novo motivo para comemorar. Nesta segunda-feira, 3, a ATP oficializou o ranking mundial, e João Fonseca subiu para a 24ª colocação, o melhor resultado do carioca de 19 anos até então. Mesmo após cair na segunda rodada do Masters 1000 de Paris, o brasileiro ganhou quatro posições e apareceu pela primeira vez entre os 25 melhores tenistas do planeta.
Fonseca somou 50 pontos no torneio francês e agora contabiliza 1.665 pontos no total. Sem atuar nesta semana após desistir do ATP 250 de Atenas, o brasileiro deve encerrar a temporada com 1.657 pontos e já está garantido no top-30 do ranking. Luciano Darderi e Arthur Rinderknech são as principais ameaças ao posto de João na próxima atualização.
Com a posição inédita, João Fonseca escreve mais um capítulo importante na história do tênis nacional. Ele se torna o terceiro brasileiro mais bem colocado no ranking mundial desde a criação da ATP, atrás apenas de Gustavo Kuerten, ex-número 1 do mundo, e de Thomaz Bellucci, que chegou ao 21º lugar em 2010. Ele igualou a marca de Thomaz Koch, 24º em 1974, e superou o 25º lugar alcançado por Fernando Meligeni em 1999.
A temporada de 2025 chega ao fim para o jovem talento com a meta cumprida de figurar entre os 40 melhores do mundo. João não disputará mais torneios oficiais neste ano, mas voltará às quadras em 8 de dezembro, em Miami, para um duelo de exibição contra Carlos Alcaraz, atual número 2 do mundo.






