O carioca João Fonseca conquistou o maior título de sua ainda curta carreira no tênis profissional. Neste domingo, 26, o brasileiro, de somente 19 anos, venceu o ATP 500 da Basileia, na Suíça, ao derrotar o espanhol Alejandro Davidovich Fokina por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4.
Esta foi a quarta conquista de João nesta temporada. Nenhum dos títulos anteriores, porém, tem o peso de um ATP 500, terceiro principal nível de torneios do circuito mundial e que dá 500 pontos ao campeão. Esse tipo de competição é inferior apenas aos de nível Masters 1000 e aos Grand Slams.
Com os 500 pontos na Basileia, João terá um salto significativo na próxima atualização do ranking de simples da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), saindo do 46º para o 28º lugar. Ele iniciou a temporada na 145ª posição. É a primeira vez que o carioca vai figurar entre os 30 melhores do mundo.
Na final diante de Fokina, número 18 do mundo, João não se intimidou. Fez sete aces e levou todos os games em que teve o serviço. Ele precisou de somente 1h25 para conquistar o maior título de um brasileiro em simples desde 2001, quando o catarinense Gustavo Kuerten foi campeão do Masters 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos. O carioca, de 2005, sequer era nascido.
João também ganhou, em 2025, o ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, e os Challengers (torneios de nível inferior aos ATP) de Canberra, na Austrália, e Phoenix, nos Estados Unidos. A partir desta segunda-feira, 27, o brasileiro já busca um novo título. Ele estreia no ATP 1000 de Paris, na França, contra o canadense Denis Shapovalov, um dos adversários que superou na Suíça, nas quartas de final. O duelo ainda será marcado.
*Com Agência Brasil






